O primeiro treinador avançado M-346 “Lavi”, para a Força Aérea de Israel, foi apresentado em uma cerimônia realizada na fábrica da Alenia Aermacchi em Venegono Superiore, Itália.
A entrega do primeiro treinador avançado, está prevista para o verão deste ano. Quando entrar em serviço, o novo treinador será chamado de “Lavi”. A cerimônia de roll-out teve a participação de funcionários do Ministério da Defesa, da Força Aérea e Espaço israelense, os principais representantes institucionais italianos, bem como representantes da Alenia Aermacchi e outros parceiros industriais.
O roll-out ocorre menos de dois anos após a Alenia ter assinado o contrato com o MOD de Israel. O programa é realizado no âmbito de um pacote de colaboração industrial acordado entre Itália e Israel, que também inclui contrapartidas industriais da Alenia Aermacchi, TOR e Honeywell .
O M-346 também foi recentemente encomendado pela Polônia, que assim, se torna o quarto cliente da aeronave depois da Itália, Cingapura e Israel. Um total de 56 M-346 foram encomendados até agora. O avião já está em serviço com a Força Aérea da Italiana e com a Força Aérea da República de Singapura.
FONTE: Defense Update
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval