O primeiro submarino da classe Scorpene (SSK) da Marinha indiana, será lançado pela DCNS, em 2014, como parte do acordo de transferência de tecnologia entre os dois países, anunciou o embaixador francês François Richier.
Richier foi citado pelo Press Trust of India, onde disse: “O primeiro submarino estará pronto em 2014, anunciando um importante e estratégico tie-up entre as duas nações na área de defesa”
O contrato assinado em 2005 prevê que a DCNS irá construir seis submarinos da classe Scorpene para a Marinha, sob o programa chamado Projeto 75 de USD 4.16 bilhões.
Nos termos do contrato, os submarinos serão construídos no estaleiro Mazagon em Mumbai, na Índia, enquanto a DCN e a Thales prestam assistência e equipamento técnico.
Impulsionado por dois conjuntos de geração à diesel, os submarinos de 1.750 ton da classe Scorpene, serão equipados com um conjunto de sonar, que inclui uma variedade de longo alcance cilíndrico passivo, um sonar de interceptação, um sonar ativo, flank-array, um sonar de alta resolução para o desvio de obstáculos e um sonar rebocado.
Um oficial naval francês sênior não identificado, disse à agência de notícias que os submarinos Scorpene vão aumentar as capacidades da Marinha indiana para realizar missões no mar.
Capaz de acomodar 31 tripulantes, os submarinos vão apoiar missões como a guerra anti-superfície, guerra anti-submarina, operações especiais, coleta de inteligência, implantação de minas, vigilância área e bloqueio de ataques contra alvos terrestres.
Armado com mísseis anti-navios SM-39 Exocet, os submarinos de 67 metros de comprimento, poderão mergulhar até uma profundidade de 300 metros.
As entregas dos restantes cinco submarinos será concluída até 2018, de acordo com Richier.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Noticiario Naval