O primeiro F-35A pertencente a JASDF (Força Aérea de Autodefesa do Japão) chegou na Base da Força Aérea dos Estados Unidos em Luke, no Arizona, na terça-feira logo após o meio-dia. No seu comando estava o tenente-coronel Todd LaFortuna. O avião foi recebido por uma delegação conjunta da 944ª e 56ª Fighter Wings, representantes da Lockheed Martin e uma equipe da JASDF.
“Hoje é um grande dia para o comando de reserva da Luke AFB, 944ª Fighter Wing e para a JASDF. Temos uma grande equipe de aviadores que trabalharam duro para desenvolver um excelente programa de treinamento e estão dispostos a treinar os nossos aliados” – disse o comandante da 944ª, Col. Kurt J. Gallegos.
“A chegada Luke do primeiro F-35A Japonês é um outro evento importante nas relações entre nossas nações e o início da formação de um quadro de elite de pilotos e técnicos na JASDF” – disse o tenente-coronel Sean Holahan, comandante do 2º Grupo Operacional da 944ª Fighter Wing.
“A chegada dos F-35A japoneses é o começo de uma nova e excitante missão em Luke, a formação dos nossos aliados. Temos nos preparado para este programa ao longo dos anos. Nós renovamos uma grande equipe de pilotos profissionais, engenheiros e serviços de aviação e criamos um programa de formação especializada. Esperamos que esta missão reforce as relações entre os EUA e os países que participarão na formação” – disse o tenente-coronel Joe Bemis, vice-comandante do 2º Grupo Operacional da 944ª Fighter Wing.
O Japão é o sétimo país a operar o F-35. Logo, já em 12 de dezembro, o primeiro F-35 será transferido ao próximo usuário, Israel. Ao longo dos próximos anos, na base de Luke, serão treinados pilotos de F-35 do Japão, Israel e Coréia do Sul, bem como países que são parceiros no F-35, incluindo a Austrália, Itália, Noruega, Turquia, Holanda, Dinamarca e Canadá. A base tem 6 esquadrões estacionados e mantém 144 F-35.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair