De acordo com a notícia da agência TASS, há planos de enviar o Cruzador Pesado Porta-Aviões “Almirante-de-Esquadra da União Soviética Kuznetsov” ao Mediterrâneo no verão (entre junho e setembro), disse uma fonte sênior do Comando Central da Marinha Russa sábado.
“Este verão, pretendemos encaminhar o “Kuznetsov” ao mar Mediterrâneo, e ele será coberto pelo agrupamento permanente da Marinha na região”, disse a fonte. Agora, segundo ele, o porta-aviões está no estaleiro 35 em Murmansk, onde passa por recuperação de prontidão técnica antes da longa viagem. Em particular, para o início da operação do porta-aviões no verão, será necessário atualizar as aeronaves com novos tipos de munições.
Sobre as tarefas que o porta-aviões servirá no agrupamento mediterrâneo da Marinha Russa, a agência não deu mais detalhes.
A formação do destacamento operacional naval permanente russo no Mediterrâneo teve início em 2013. Normalmente, uma dúzia de navios estão em rotação na região.
Anteriormente, os maiores navios da frota russa, liderando o grupo na região do Mediterrâneo, foram o Cruzador Nuclear Pesado de Mísseis “Pedro, o Grande” e os Cruzadores de Mísseis “Moskva” e “Varyag”. O “Varyag”, que é o navio capitânia da Frota do Pacífico, está localizado no Mar Mediterrâneo agora. Note-se também que o “Kuznetsov”, depois da longa viagem ao Mediterrâneo, ficará 2-2,5 anos em reparos.
“No final do ano, o “Kuznetsov” estará em reparos durante dois a dois e meio anos, e a decisão já foi tomada”, disse ele. Conforme explicado pela agência, o “Kuznetsov” vai, em particular, passar por uma atualização do grupo aéreo.
Mais cedo, o chefe de engenharia naval da Marinha Russa, Vladimir Tryapichnikov disse que, no curso da modernização, o “Kuznetsov” vai receber uma “nova ala aérea e novos sistemas”. Segundo ele, o porta-aviões usará o novo MiG-29K e “outras aeronaves”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: JUNKER
FONTE: BMPD