Em 2014, publicamos um artigo sugerindo que uma pequena parte do generoso orçamento de ajuda externa fosse usado para construir e operar um navio-hospital britânico. A ideia recebeu uma resposta muito positiva e depois de algum trabalho nos bastidores, agora conta com o apoio de Penny Mordaunt, a Secretária de Estado para o Desenvolvimento Internacional. Aqui, temos uma visão mais detalhada e atualizada de algumas das opções e benefícios da proposta.
Background
Tornar legal que 0,7% do PIB deve ser gasto em ajuda externa foi uma promessa manifestada pelos três principais partidos políticos em 2010. O ato foi aprovado em 2015 e significa que o orçamento do DFID totalizou 14 bilhões de libras no ano passado. O dinheiro do contribuinte doado em ajuda externa sempre foi uma fonte de controvérsia, especialmente em uma era de austeridade e cortes, muitos gostariam de vê-lo totalmente eliminado e totalmente redirecionado para gastar em sua área de interesse, como saúde, educação ou nas forças armadas.
O princípio de que as nações ricas deveriam ajudar os mais pobres e os mais vulneráveis do mundo é sólido. Além da humanidade comum, também é do nosso próprio interesse reduzir a pobreza, o sofrimento e erradicar as doenças, o que muitas vezes leva a mais conflitos e migrações que nos impactam diretamente.
O desenvolvimento no exterior é uma coisa boa, mas não há dúvida de que houve alguns casos de corrupção e projetos mal executados que dão a impressão de que o dinheiro precário dos contribuintes está sendo desperdiçado. O plano para um navio hospitalar é um exemplo construtivo de como uma pequena parte do orçamento do DFID poderia ser usada para alcançar as metas de ajuda e desenvolvimento de uma forma que beneficie a todos.
Com as mudanças climáticas trazendo um clima mais extremo, terremotos e tsunamis regulares, é triste dizer que os serviços de socorro serão necessários muitas vezes nas próximas décadas. 95 das 100 maiores cidades do mundo são cidades portuárias e 90% da população mundial vive a menos de 200 milhas do mar, a ajuda e a assistência dos navios serão muitas vezes a maneira mais apropriada de fornecer alívio em grande escala.
Ex-fuzileiro naval e defensor da defesa, James Glancy apresentou a idéia do navio-hospital a um ministro do governo no DSEI em setembro de 2017. A resposta de várias figuras do governo na época foi positiva e o Daily Mail informou na segunda-feira que agora há apoio ministerial levando isso adiante. Penny Mordaunt é uma antiga reservista naval e a ideia está alinhada com seus objetivos de gastar a ajuda internacional mais efetivamente e reduzir a pressão sobre a Marinha Real Britânica. Pelo menos duas empresas de construção naval britânicas bem conhecidas também manifestaram interesse em desenvolver conceitos para o projeto e o trabalho está em andamento nos bastidores para reunir força política e tornar a ideia uma realidade.
Navios hospitais pelo mundo
As imagens abaixo são uma pesquisa de navios hospitais existentes. Há muitas lições valiosas a serem aprendidas nesses navios e em suas operações, mas é improvável que qualquer uma delas atenda aos diversos requisitos do Reino Unido.
Há muitas opiniões sobre como um navio-hospital do Reino Unido pode parecer. Não tentaremos definir as especificações exatas, mas sugeriremos alguns princípios.
A comunalidade com o equipamento e infraestrutura existentes reduzirá os custos e aumentará a flexibilidade. Os navios devem ser tripulados e operados pela Royal Fleet Auxiliary (RFA), utilizando o fluxo de treinamento, perícia e procedimentos existentes. O ajuste do equipamento dos navios deve refletir, tanto quanto possível, a prática padrão de RFA para simplificar o apoio logístico e o treinamento. Convés de voo, hangares e arranjos de apoio a aeronaves devem seguir a prática padrão de RN / RFA.
Flexibilidade
O navio precisa ser capaz de operar de forma independente por um período sustentado e ser reconfigurado para diferentes tipos de operações em diferentes ambientes. O navio precisa ser capaz de ancorar se as instalações portuárias não estiverem disponíveis ou fornecer ajuda eficientemente usando instalações portuárias normais.
Simplicidade
Idealmente, o navio poderia ser baseado em uma plataforma existente, modificada para o papel. Isso reduz o custo, o risco, o tempo de desenvolvimento e pode utilizar a logística existente. A manutenção deve ser feita da maneira mais fácil possível e, portanto, pode ser realizada por empreiteiros não especializados em locais no exterior, se necessário, evitando soluções requintadas sob medida, tanto quanto possível.
O enigma Argus
RFA Argus é o mais próximo que o Reino Unido tem de um navio hospitalar. Designado como “Primary Casualty Receiving Ship” (PCRS), ele é equipado com um hospital de 100 leitos. No entanto, ela é pintado de cinza e não está em conformidade com os requisitos da Convenção de Genebra sobre navios hospitalares pintados de branco que afirmam que não apenas armas ou militares podem ser transportados, mas também a comunicação deve ser limitada e as autoridades notificadas do fato. O Argus é também o navio de treinamento de helicóptero da Marinha, e em tempo de guerra, ela seria um porta helicópteros extra muito útil.
Originalmente convertido de um navio porta-contêineres para a Guerra das Malvinas e, em seguida, reconstruído significativamente, poucas embarcações forneceram ao contribuinte uma melhor relação custo-benefício. O Argus acaba de completar uma grande reforma, mas deve se aposentar em 2024 sem nenhum plano ou financiamento para substituí-lo. Com a perda do HMS Ocean, a RN não tem grandes decks e usar os porta-aviões Queen Elizabeth para treinar seus helicópteros seria um uso caro de um ativo importante. Se o plano para um navio hospitalar fosse adotado, então o Argus poderia ser substituído por um navio mais barato e mais simples, talvez uma conversão mercantil fornecida pela Serco, que já opera navios de apoio naval, SD Victoria e SD Northern River.
Navio hospital ou navio de ajuda?
Existem dois tipos principais de recursos que devem ser considerados. O primeiro é o navio hospitalar “tradicional”, semelhante aos navios Mercy ou ao americano USNS Mercy e USNS Comfort. Eles são efetivamente hospitais flutuantes e passam a maior parte do tempo visitando nações pobres que oferecem assistência médica e odontológica gratuita, geralmente amarrada ao lado de um grande porto por muitas semanas. Alternativamente, um navio-hospital dedicado pode ser empregado para receber baixas em massa após desastres naturais ou batalhas de vítimas durante um conflito.
O segundo tipo de embarcação é o “navio de ajuda”, que tem uma instalação médica, mas é principalmente uma embarcação logística anfíbia, capaz de fornecer suprimentos de forma independente para apoiar o trabalho de assistência. Isto sugeriria instalações de aviação, grandes portas de acesso e rampas para acesso a veículos e possivelmente um cais interno para embarcações de desembarque. O navio precisa ter armazenamento acessível para contêineres padrão da TEU, alimentos, suprimentos médicos e de socorro e equipamento pesado com a capacidade de produzir água fresca a bordo. O navio precisa de muitas acomodações adicionais para médicos e trabalhadores humanitários e pessoal militar anexado. Em alguns casos, pode ser uma solução melhor fornecer um hospital de campanha em terra, que seja mais facilmente acessível e não tenha as restrições de espaço de um navio.
O recente trabalho de auxílio a vítimas de catástrofes no mar do Reino Unido tem sido muito mais voltado para o apoio logístico a operações em terra do que ao embarque de um grande número de vítimas para os navios. Observar alguns exemplos recentes é instrutivo. Na esteira do terremoto no Haiti em 2010, o RFA Largs Bay entregou 5.700 folhas de papelão ondulado para construir abrigos, 40 veículos e 15 contêineres de armazéns gerais. As instalações portuárias foram danificadas e ela usou sua capacidade anfíbia para entregar lojas nas praias. Durante a operação PATWIN na esteira do tufão Haiyan que atingiu a Indonésia em 2013, o HMS Illustrious e o HMS Daring ajudaram 22.000 pessoas, fornecendo 16.000 litros de água potável, distribuindo quase 70 toneladas de alimentos e distribuindo 400 pacotes de abrigo. Este trabalho de ajuda foi feito entre pequenas comunidades insulares, muitas vezes os mais vulneráveis a desastres naturais e sem os portos, aeródromos e infraestrutura necessários para receber suprimentos rapidamente. O RFA Argus passou 6 meses em operação GRITROCK, em 2015, a resposta do Reino Unido ao surto de Ebola na África Ocidental. Ele foi fundamental na prestação de apoio ao pessoal no terreno, utilizando barcos e helicópteros Merlin para transportar pessoal e materiais para todas as áreas da Serra Leoa. Ela atuou efetivamente como um centro de logística para apoiar o trabalho em terra e não embarcou nenhum paciente com ebola em seu centro médico de 100 leitos.
É claro que os navios projetados com uma variedade de recursos logísticos serviriam melhor às necessidades de ajuda do Reino Unido e de ajuda a desastres do que um hospital flutuante.
Ms Mordaunt é citado como dizendo que os navios também poderiam ser usados para “construir em nossos esforços para promover empresas do Reino Unido no exterior”. Como uma plataforma para comércio e diplomacia, esses navios poderiam ser empregados como embaixadores flutuantes, hospedando recepções e delegações comerciais. Isso também pode ajudar a aproveitar o apoio público e político dos defensores de um novo Royal Yacht, principalmente para esse papel. Deve-se notar que o RN já é especialista em hospedar este tipo de eventos em seus navios de guerra, recente visita HMS Queen Elizabeth em Nova York foi um indicador precoce do potencial para servir desta forma.
Um cenário “todos ganham”?
O hospital ou navio de ajuda não custará nada há mais ao Tesouro e ao contribuinte, pois ele simplesmente redireciona uma pequena parte dos 14 bilhões de libras que estamos gastando com ajuda externa.
O navio pode ajudar diretamente aqueles que sofrem os impactos de desastres naturais nas áreas costeiras em todo o mundo e, potencialmente, prestar cuidados médicos às pessoas em algumas das partes mais pobres do mundo. O orçamento da Ajuda Internacional é gasto de maneira tangível com impactos que são mensuráveis. As despesas com um navio-auxílio reduzem o potencial de corrupção ou intermediários que lucram com fundos de ajuda.
O Reino Unido receberia um embaixador altamente visível, que é uma força para o bem no mundo. O navio ajudaria a sublinhar o envolvimento pós-Brexit da Grã-Bretanha com a comunidade internacional.
A pressão é reduzida no Serviço Naval sem custo adicional para o Ministério da Defesa. Isso poderia aliviar a classe Bay ou a embarcação RFA da classe Wave estacionada quase permanentemente na região do Caribe nos últimos anos, pronta para oferecer ajuda humanitária no caso de furacões que afetam a região.
No caso de um grande conflito, os novos navios também aumentam o número de navios controlados pelo governo disponíveis e podem ser declarados como navios hospitalares conveniados em Genebra para receber baixas de batalha ou usados como apoio logístico adicional para as operações.
A indústria do Reino Unido e a economia se beneficiariam da construção dos navios e do seu equipamento. Talvez o dogma aplicado pelo MoD aos navios da Frota de Apoio Sólido que “a construção de embarcações não bélicas deve estar aberta à competição estrangeira” possa evaporar se o DFID estiver pagando a conta por esses navios em construção ajudaria a construir apoio político para o projeto?
O pessoal médico militar e civil tem a oportunidade de ampliar a experiência e trabalhar em uma variedade de locais em todo o mundo apoiados por um navio bem equipado. Um DFID ‘Corpo da Paz’ de pessoal especificamente treinado e pronto para se deslocar no navio de ajuda (ou ser transportado por via aérea) para ajudar na sequência de catástrofes naturais ou surtos de doenças é outra possibilidade a considerar.
Potenciais obstáculos
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) escreve o livro de regras sobre o que constitui os gastos com ajuda. Como os navios de auxílio financeiro se encaixariam nesse arcabouço será um para os advogados escolherem. O Reino Unido já conquistou algumas concessões sensatas da OCDE, afrouxando as regras sobre o uso de militares para apoiar os objetivos da ajuda. Como o quarto maior doador de ajuda externa do mundo, o Reino Unido deve argumentar contra qualquer impedimento burocrático contra um plano sensato que beneficiará a todos.
O dinheiro doado no exterior é uma fonte inesgotável de reclamações para alguns e um projeto de ajuda humanitária geraria, sem dúvida, sentimentos como “Podemos construir navios para dar apoio médico a estrangeiros, mas não podemos financiar adequadamente meu hospital / NHS local, médicos cirurgia / serviço social etc”. Este não é apenas um orçamento totalmente diferente, mas para colocar isso em contexto, o governo acaba de aumentar o financiamento do NHS em mais £ 20 bilhões no próximo ano, além dos £ 124 bilhões gastos em 2017-18.
Existem muitas variáveis que determinarão o tamanho do requisito da equipe principal para as duas embarcações, mas é importante que as naves não criem um novo grande problema pessoal para a RFA. São necessárias cerca de 80 pessoas para equipar o moderno e automatizado navio classe Bay e Wave, movido a diesel e eletricidade. Não substituindo o RFA Argus seria liberado em torno de 80, para que o pequeno requisito de mão de obra extra seja atingível. Como princípio orientador do projeto, o DFID, outros departamentos governamentais ou o setor privado devem arcar com a grande maioria dos custos de construção e manutenção do navio, bem como de montar operações de socorro, evitando qualquer pressão adicional sobre as finanças precárias do Ministério da Defesa. Haveria, sem dúvida, algumas complexas discussões interdepartamentais necessárias em torno do financiamento e priorização de ativos de apoio, como helicópteros, embarcações de desembarque,
Pensamentos finais
Financiar o projeto será um fator crítico para decidir se isso vai além de uma ideia em um site e algumas discussões interessantes. Existem muitas variáveis neste estágio para definir um orçamento aproximado, mas como ponto de partida os navios da classe Bay construídos no Reino Unido custam cerca de £ 130 milhões cada em 2007 e são uma pechincha de cerca de £ 10m por ano para operar. Não é a prioridade máxima, mas talvez os arquitetos navais devam ser informados para prestar atenção à estética. Nós não estamos construindo um Royal Yacht, mas um navio que representará a Grã-Bretanha, então por que não tornar isso fácil para os olhos? Todos terão idéias para nomes. Não há escassez de grandes reformadores e humanistas na história britânica de inspiração, RFA Wilberforce e RFA Nightingale, talvez?
FONTE: .savetheroyalnavy
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN