Pilotos de Gripen da Força Aérea da Suécia participaram recentemente no exercício MACE XVI, um evento de treinamento de guerra eletrônica internacional organizado pela Eslováquia.
O objetivo do exercício foi treinar métodos para superar as defesas anti-aéreas com o uso de aeronaves táticas em condições de interferência de rádio-eletrônica e para a prática de combate aéreo entre caças.
Mais de 650 pessoas de vários países da OTAN, Austrália e Suécia participaram do exercício. Além do Gripen, participaram caças F-16 da Bélgica, Dinamarca e Noruega, um Learjet 40 alemão e o caça francês Rafale.
Todos as aeronaves foram monitoradas pela Base Aérea de Sliac, com o comando localizado em Zvolen e o equipamento de terra estacionados no centro de treinamento em Lest, no centro da Eslováquia.
De acordo com o relatório, o exercício foi uma oportunidade única para os participantes membros da Força Aérea sueca para testar e desenvolver sua eficácia em contramedidas eletrônicas e seu tempo de resposta.
“A Força Aérea mais uma vez se pôs a prova em exercícios internacionais. Graças ao nosso pessoal competente, que garantiu 100 por cento de disponibilidade da aeronave. Nós voamos uma variedade de missões em diferentes países. Outras nações têm apreciado a nossa flexibilidade e competência. A experiência que trazemos é inestimável, tanto em termos de validação de competências e melhoria necessária “, diz Pierre Ziherl, comandante do contingente, Força Aérea Sueca.
Esta é a segunda vez que a Eslováquia hospeda este exercício. O anterior foi realizado em 2012.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Gripenblog