Pilotos afegãos voam com seu novo esquadrão de caças

Por Sgt. David Salanitri – Fotos: Master Sgt. Jeffrey Allen

Menos de três anos atrás, o sargento do Exército afegão Mahdi Ahmad saiu de licença dirigindo em direção a sua casa para estar com sua esposa, Novi, para estar presente ao nascimento de sua primeira filha, Abiba.

Poucos dias depois do nascimento e curtir seu primeiro filho, Mahdi teve que retornar a sua brigada e relutantemente deixou a sua jovem esposa e o bebê para trás. Em algum lugar entre a casa e a sua unidade, Mahdi desapareceu. Sua família não viu ou ouviu falar dele desde então. Eles presumem que insurgentes do Taliban o capturaram ou o mataram.

Todas as manhãs, quando o Maj. Sahar Ahmad da força aérea afegã abre os olhos castanhos escuros, seus pensamentos se dirigem para seu irmão mais novo, Mahdi. Ahmad tira um lenço costurado a mão com as palavras “eu te amo.” Sua noiva, Pakiza, deu a ele dias antes de partir para os EUA.

“Perdemos muitas pessoas”, disse Ahmad, usando o lenço para enxugar as lágrimas que rolaram pelo seu rosto. “Nós temos que fazer alguma coisa.”

Ahmad, que começou sua carreira como oficial de operações especiais, e está na primeira turma de oito pilotos afegãos, que começaram a treinar no A-29 Super Tucano em janeiro. Estes oito aviadores são os primeiros pilotos de caça do Afeganistão desde que seu país caiu para o Taliban.

Baseado fora de Base Aérea de Moody, na Geórgia, o 81º esquadrão de caça foi criado a cerca de metade de um ano atrás e assumiu a missão de formar futuros pilotos de caça afegãos com os novos A-29 Super Tucano.

“Esta é uma grande parte do que acontece no futuro do Afeganistão”, disse Ahmad, esperançoso. “Não vai haver muitas mudanças no Afeganistão por causa deste programa.” No entanto, Ahmad disse que sua família e compatriotas sabem que a mudança não vem sem sacrifício.

Em 11 de setembro de 2001, os americanos perderam mais de 3.000 entes queridos. Desde aquele dia, cerca de 7.000 membros do serviço dos EUA deram suas vidas durante as Operações Enduring Freedom e Iraqi Freedom. Afegãos, por outro lado, viram aldeias inteiras serem aniquiladas pelos ataques implacáveis do Taliban.

“Eu amo a liberdade. Eu acredito na liberdade. Eu não posso viver sem liberdade “, disse Ahmad. “É por isso que eu queria estar aqui, para que eu possa bater o meu inimigo.

“Haverá liberdade no Afeganistão”, continuou ele. “Vamos conhecer a paz um dia.”

Escritório do tenente-coronel Jeffrey Hogan é adornada com as recordações típicos recolhidos ao longo de sua carreira como piloto de caça da Força Aérea dos EUA, mas um copo de café em sua mesa identifica sua missão atual. Hogan é o comandante da 81ª Esquadrão de Caça na Base Aérea de Moody, na Geórgia e sua unidade está a treinar pilotos afegãos e pessoal de manutenção para voar e manter a A-29 Super Tucano.

Ahmad disse que se esforça para lembrar a vida sem o Taliban. Mesmo um dos seus dias de maior orgulho é marcado pela presença de seu inimigo. Ele lembra o dia em que seu irmão mais velho, Faiz, graduou-se na prestigiada Academia da Força Aérea no Afeganistão. Mas a academia desde então caiu para o Taliban. Cheio de motivação, Ahmad coloca tranquilamente seu traje de vôo e se prepara para a aula.

Nasce um novo esquadrão

Nos corredores, quase cada parede está vazia. A placa de operações de voo exibe uma agenda cheia de missões de treinamento, mas caixas ainda descansam no canto, algumas empilhadas até o teto. Ainda assim, a formação está em pleno andamento no 81º Fighter Squadron.

Placa de identificação pessoal recém pendurado do 81º Esquadrão é preenchido com os detentores de lugar até que ele possa ser preenchido com as fotos dos membros da unidade. O 81º FS recentemente mudou-se para Spangdahlem Air Base, Alemanha e vai treinar pilotos afegãos para fazer o A-29 Super Tucano.

Atualmente, o esquadrão possui 12 instrutores altamente treinados, com três em treinamento e mais dois a caminho.

“Não só estamos levantando-se um novo esquadrão, nós estamos respondendo a um novo avião”, disse o tenente-coronel Jeff Hogan, o comandante do 81º FS. “A partir do momento em que a decisão foi tomada de que precisávamos realizar este treinamento aqui nos EUA, o nosso primeiro avião chegou aqui em Moody, há menos de seis meses.”

Os primeiros alunos, incluindo Ahmad, chegaram quatro meses depois, dando tempo suficiente a Hogan antes da sua chegada, para treinar seu quadro de pilotos instrutores e mecânicos sobre a aeronave pouco conhecida. Para fazer isso, a equipe do fabricante da aeronave treinou as equipes de ensino, informando-os sobre as nuances do A-29.

A convicção para começar o treinamento começou e não é injustificada. Como os EUA se retira lentamente forças do Afeganistão, a necessidade de uma força aérea afegã totalmente qualificada aumenta, disse Hogan.

Com esta missão fundamental, a Força Aérea se move agressivamente para identificar e contratar os melhores instrutores, desde pilotos e equipe de armamento e mecânicos.

“Todo o esquadrão é repleto de estrelas do rock porque todos sãos voluntários”, disse Hogan. “Todos nesta organização colocaram a mão para cima e disseram:” Eu vou fazer isso ‘. “

Um desses instrutores é Capt. Mark Smith.

“Eu entrei para a Força Aérea logo após o 11 de setembro”, disse Smith, que voou missões de apoio aéreo aproximado no Afeganistão – um requisito para todos os instrutores do A-29. “Todos nós aqui fomos enviados ao Afeganistão e lutamos não apenas o nosso país, mas também para o deles. Se fizermos o nosso trabalho e conseguirmos que estes pilotos afegãos e mecânicos, sejam efetivamente treinados, então podemos ser parte da história. Um pouco do nosso melhor, pode significar mais um dia em que nós não tenhamos que estar lutando. E isso pode significar menos vidas perdidas. “

Um piloto instrutor da Força Aérea dos Estados Unidos designado para o 81º FS, Base Aérea de Moody, na Geórgia, analisa o voo depois que um aluno piloto afegão desembarcou no simulador do Super Tucano simulador de vôo A-29.

Os pilotos afegãos treinados aqui não são novatos em aviação, nem para a vida nos EUA – sete dos oito pilotos se formaram no Texas em anos anteriores, e milhares de pilotos de outros países treinam nos EUA a cada dia.

“A maioria dos pilotos têm de 500 à 1.000 horas de vôo, a maioria dos pilotos instrutores se formaram no Cessna 208”, disse Hogan.

Ahmad já voou mais de 1.000 missões médicas e de transporte no Afeganistão desde que se tornou um piloto em 2011. O comandante, anteriormente um instrutor, disse que os pilotos afegãos lembram alguns estudantes norte-americanos que ele está treinando, fazendo perguntas aparentemente intermináveis.

Ao longo dos últimos meses de treinamento, os membros do esquadrão trabalhou para mostrar aos afegãos, como se tornar um bom piloto. Eles têm também mostrado os aviadores afegãos como voar em um esquadrão de caça.

Pouco depois de chegar, o esquadrão deu uma festa “First Friday”, típico da maioria dos esquadrões de caça. Ahmad brincou, dizendo que gostava de todos os doces em forma de coração, quando as famílias também curtiram o do Dia dos Namorados.

“Nós tomamos uma abordagem holística aqui. Nossas esposas e esposos prepararam a comida Halal para eles “, disse Hogan. “Eles ficaram durante horas atendendo às nossas famílias. Eles são parte de nossas vidas e nosso esquadrão. “

Algumas tradições da Força Aérea se encaixam melhor com os pilotos afegãos do que com outros.

“Eu ouvi falar do bigode que você fez em Março. Eu vou fazer melhor, “Ahmad brincou, mostrando uma foto de si mesmo com um bigode que poderia ter feito o Brig. Gen. Robin Olds, o piloto lendário Força Aérea, ficar com ciúmes.

Embora os membros do 81º FS estejam mostrando-lhes um modo de vida, os afegãos estão conscientes que eles não estão tentando copiar e colar o que funciona para os EUA.

Sustentabilidade começa no escritório do piloto: o A-29

“Tudo o que fazemos é sustentável e repetível para a força aérea afegã”, disse Hogan. “Nós não estamos tentando construir mini-clones da Força Aérea dos EUA; estamos construindo uma força aérea afegã sustentável que vai durar”.

“A maneira que eu descrevo o Super Tucano para as pessoas é que ele é um caça da II Guerra Mundial, com um cockpit moderno”, disse Hogan, e que é empregado por 10 outras forças aéreas ao redor do mundo, a maioria na África e Sul e América Central.

O A-29, uma aeronave fabricada no Brasil foi construída especificamente para a luta contra-insurgência, com um custo-efetivo positivo.

Equipe de solo da USAF removem os pinos de segurança de quatro bombas inertes de 500 libras e armam duas metralhadoras calibre .50 na A-29 Super Tucano na Base Aérea de Moody, na Geórgia.

Hogan observa que as características da aeronave incluem eficiência de combustível, acessibilidade, confiabilidade e durabilidade – tudo combinado com a sua capacidade de permanecer no ar por longos períodos de tempo, permitindo-lhe apoiar tropas no solo mais tempo usando suas duas armas de calibre .50 e uma variedade de bombas ou mísseis.

História a ser feita

Depois de mais de 35 anos de guerra, Hogan disse que se sente este é um momento crucial para as pessoas no Afeganistão.

“Nós estamos fazendo história, e todo mundo está assistindo”, disse ele. “Esta é a última peça do quebra-cabeça. Se conseguirmos esse direito … se os afegãos são capazes de fornecer apoio aéreo aproximado para as tropas no solo, e sobreviver a mais um dia, eles podem vencer a insurgência. Eles podem permitir uma paz a longo prazo. A nossa missão aqui pode ter um impacto direto e não podemos olhar para trás sobre o Afeganistão como um sucesso ou um fracasso. “

Alunos pilotos afegãos penduram uma bandeira afegã na parede de sua sala de treinamento do 81º FS, Base Aérea de Moody, na Geórgia. Moody foi escolhido para sediar o treinamento por causa do espaço aéreo disponível, e de aeródromos e instalações adequadas.

Embora os pilotos afegãos digam que estão felizes em receber o treinamento, ele não vem sem custo.

“Eles estão investido significativamente”, disse Hogan. “Eles estão aqui com grande risco pessoal, e não apenas para eles, mas para suas famílias. Todos querem voltar para que eles possam lutar contra a insurgência e trazer a paz ao seu país. “Estas são as primeiras pessoas que seriam caçados pelo inimigo”, disse ele.

Ahmad conhece em primeira mão os riscos que ele e seus companheiros terão. Assim fez o seu irmão mais novo, cuja esposa e filha estão sendo cuidadas pelo major e sua família. O perigo não impediu que qualquer um deles lute por seu país, nem seus outros dois irmãos que servem na força policial afegã e no exército.

“Eu sei que é um trabalho arriscado. Eu vou ser um alvo pro meu inimigo “, disse Ahmad, que tem sonhos de um dia possuir seu próprio negócio em um Afeganistão pacífico.

Os pilotos do 81º esquadrão de caça soltam uma bomba de 500 libras inerte de um A-29 Super Tucano no stand perto da Base Aérea de Moody, na Geórgia.

Ele também entende que para alcançar esse sonho, primeiro terá que enfrentar seus inimigos. Armado e em formação de voo com seus homólogos americanos, ele está melhor equipado para fazer isso.

“Eu quero ir para casa e fazer alguma coisa”, disse ele, seus olhos castanhos cheios de paixão. A missão de Ahmad é simples para ele: “ver o inimigo e dizendo: ‘Eu vou matar o inimigo. Cada um deles. ‘”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: AIRMAN

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