Cinco helicópteros Seasprite da Royal New Zealand Navy foram vendidos para o Peru, o ministro da Defesa Gerry Brownlee anunciou hoje.
“A nossa recente aquisição de oito helicópteros Seasprite novos, mais sofisticados, colocou os Seasprites mais velhos disponíveis para venda e um acordo foi atingido com o governo peruano que os compou para a sua Marinha,” diz o Sr. Brownlee.
Além dos helicópteros, o Peru está comprando peças de reposição e os mísseis Maverick, que são utilizados com os helicópteros.
A Nova Zelândia tem trabalhado em estreita colaboração com um número de partidos para fazer a venda acontecer, incluindo uma entidade do governo canadense, a Canadian Commercial Corporation, que está atuando como agente do Governo peruano, e o Governo dos Estados Unidos, que teve de aprovar a exportação da Nova Zelândia dos helicópteros americanos fabricados e mísseis.
Brownlee dise que a venda atingiu um bom preço (US $ 30 milhões) pelos helicópteros. Após a dedução de alguns custos, o restante vai voltar para o Plano de Capital de Defesa.
O primeiro dos cinco Seasprites está programado para ser enviado a partir de Nova Zelândia depois que três dos novos helicópteros cheguem em janeiro. As remessas posteriores foram estimadas para manter a capacidade da Marinha e introduzir os novos helicópteros em serviço antes de todos os atuais helicópteros Seasprite deixarem a Nova Zelândia.
Os cinco Seasprites têm sido utilizados nas duas fragatas, Te Kaha e Te Mana, e no navio multi-função Canterbury.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE:national.org.nz