O orçamento do ministério da defesa do Paraguai vai diminuir em 9% para 2016. Isso pode colocar em xeque diversos programas de modernização.
Durante uma recente aparição perante a assembleia nacional, o ministro da defesa do Paraguai anunciou um corte de 9% no orçamento de sua pasta. Bernardino Soto disse aos parlamentares que isso representava $150 bilhões de guaranis (US$26,74mi) no orçamento de defesa para 2016.
Soto também avisou os membros do legislativo que os cortes anunciados poderiam por em risco um grande número de programas de modernização das forças armadas.
Como exemplo, o chefe da defesa anunciou um plano de compra de dezenas de novos carros de combate para complementar e, futuramente substituir os carros utilizados hoje, EE-9 Cascavel e EE-11 Urutu.
Os novos veículos do Exército Paraguaio seriam utilizados contra ameaças internas, como o crescente poder dos cartéis de drogas e o grupo guerrilheiro Ejército del Pueblo Paraguayo (EPP). Na primavera desse ano, uma delegação de especialistas paraguaios foi recebida no Brasil, onde realizaram testes sob supervisão em campo de prova dos veículos de combate VBTP-MR Guarani 6×6.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair