Por Karl Soper
O motor 117S (AL-41F1S) “segunda fase” para o caça Sukhoi T-50, se aproxima da conclusão.
Desenvolvimento da “segunda fase” do motor melhorado para o caça de 5ª geração PAK FA T-50 da Rússia, está em fase de conclusão, de acordo com a TASS.
O diretor-geral da Komsomolsk-na-Amure Aviation Plant (KnAAZ), Alexander Pekarsh, disse recentemente à agência de notícias russa que o motor da segunda fase “está pronto para trabalhar e os testes estão indo conforme o planejado”.
O T-50 é o caça mais avançado da Rússia. Oito protótipos estão realizando testes de vôo, enquanto quatro estão sendo montados em KnAAZ. Protótipos têm o motor “primeira fase” ou 117S (AL-41F1S), que também alimenta o caça Su-35S (KnAAZ monta T-50, Su-35S e Su-30).
O motor de desenvolvimento “segunda fase” é conhecida como “ponto 30′. Ele supostamente possui uma assinatura infravermelha reduzida, maior empuxo (até 42.990 libras), supercruise, e uma melhoria de 15 a 18% na economia de combustível e menores custos de ciclo de vida.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: IHS JANE’S