Falhas em alguns aviônicos, levaram à Força Aérea Indiana (Bhartiya Vāyu Sena) a suspender o vôo de mais de 20 caças Sukhoi Su-30 MKI, e no meio deste embate, as autoridades indianas e russas acusam uma a outra,em que o problemas dos subsistemas podem ter sido ocasionado no fornecimento pelo outro lado.
As falhas nos aviônicos podem ter afetado o heads-up display (HUD) e o computador de bordo, disse uma fonte da Força Aérea Indiana.
A India tem um contrato com a Russia para a adquisição de 272 aeronaves Su-30 MKI, sendo que 140 aeronaves serão produzidas sobre licença pela estatal Hindustan Aeronautics Ltd. (HAL), e o restante das aeronaves estão sendo montados na Russia em três fases, sendo que a primeira teve seu início em 1996.
Nenhum funcionário da estatal HAL quis comentar publicamente sobre os sistemas defeituosos, mas uma fonte da estatal HAL disse que a empresa enviou várias cartas para a empresa exportadora Rosoboronexport reclamando dos subsistemas defeituosos fornecidos pela empresa Irkut, que é a fabricante do equipamento.
Um diplomata Russo relatou que ainda não está claro se os problemas foram causados por subsistemas fornecidos pela Irkut ou subsistemas adquiridos de fornecedores indianos pela estatal HAL, já que o avião construído na Índia usam subsistemas de ambos os países.
Cinco divisões da estatal HAL estão envolvidos na licença de produção do Su-30 MKI em sua unidade baseada em Nasik, no estado central de Maharashtra, milhares de componentes da aeronave são terceirizados a partir de fornecedores nacionais, além dos componentes e subsistemas, a maioria dos sistemas de alta tecnologia, incluindo os aviônicos são adquiridos junto a empresa russa Irkut.
Os russos fornecem a maioria das peças forjadas, rolamentos, conectores, interruptores e disjuntores, disse a fonte da HAL, mas os russos não transferiram toda a tecnologia de fabricação das aeronaves e vão continuar a fornecer as peças prontas para a qual ainda não foi concedida nenhuma licença, disse a mesma fonte da HAL.
A produção licenciada é realizada sob a supervisão de cerca de 50 funcionários russos para garantir que seus processos de tecnologia, sejam repassados a estatal HAL acrescentou a mesma fonte. A Índia começou a produzir o SU-30 MKI sobre licença em 2004, e espera produzir o último dos aviões 140 em 2016.
A unidade fabril de Nasik da HAL gera uma facilidade de produção, que faz com que enquanto a fuselagem esta sendo montada, todos os itens elétricos e outros componentes são feitos em quatro divisões diferentes da empresa. O motor AL-31FP é fabricado na divisão de Koraput da HAL.
A divisão de Hyderabad faz o radar e os equipamentos de rádio do avião, a divisão de Lucknow faz os instrumentos mecânicos/elétricos, incluindo as bombas e os sistemas de oxigênio. A divisão baseada em Korwa faz toda parte de sinalização, que inclui os sistemas de laser óptico.
Além de problemas técnicos com os subsistemas, o custo das aeronaves montadas na India é cerca de 30% maior do que a aeronave fornecida pela Rússia, acrescentou uma fonte da Força Aérea Indiana.
O custo dos caças construidos na India se elvam pelo fato maior da necessidade de se adquirir os subsistemas integrados de alta tecnologia a partir da empresa Irkut, e com uma mão de obra mais barata, A HAL tenta compensar na compra de sistemas nacionais, o que podem se mostrar mais ineficientes, admitiu uma fonte da HAL .
A Força Aérea Indiana a muito tempo já vem se queixando da falta de peças de reposição nos subsistemas de alta tecnologia da Russia, o que dificulta a manutenção das aeronaves.
O Diplomata Russo relatou a uma fonte que o pedido constante de peças de reposição por parte da India, não pode ser assegurado por conta de solicitações de peças equivocadas da Índia. Além disso, a HAL e a Força Aérea da Índia não fazem estoques de longo prazo e planos de requisições, acrescentou o diplomata.
FONTE : defensenews.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval
TEXTO ORIGINAL : Avionics defective gear Grounds Some Indian Su-30s