Por Paulo Roberto Bastos Jr.
Zarpou na segunda-feira, dia 7 de dezembro, do Porto de do porto de Ashdod, em Israel, um cargueiro trazendo em sua carga os quatro veículos antimotim com jatos d’agua RCV, fabricados pela Carmor Ltd, anteriormente conhecida como Hatehof, e adquiridos pela Policia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) para equipar os 2º e 3º Batalhões de Polícia de Choque (BPChq).
Após uma inspeção técnica, feita por dois oficiais da PMESP em meados de novembro, os carros embarcaram no dia 5 e tem sua previsão de chegada ao Porto de Santos para o inicio de janeiro do próximo ano. Esses veículos ainda passarão por um trabalho de finalização, onde serão instalados os equipamentos de comunicação e iluminação, recebera sua pintura padrão final, dentre outras coisas, em uma empresa de São Paulo.
Durante a vistoria técnica, os oficiais também liberaram as alterações feitas nos blindados táticos WOLF, permitindo a continuidade de sua montagem. A PMESP adquiriu também quatro unidades desses veículos para equipar o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e Comandos e Operações Especiais (COE), e a empresa tem previsão de conclusão desses trabalhos ainda no primeiro trimestre do próximo ano, quando haverá mais uma vistoria para autorizar o embarque.
Todos esses veículos foram adquiridos através de um processo licitatório iniciado em dezembro de 2013 e concluído em abril de 2014, que culminou na aquisição dos oito veículos da Carmor (quatro RCV e quatro WOLF) e em seis veículos de Controle de Distúrbios Civis GUARDIAN (anteriormente chamados e HICAR), da Plasan, sendo que estes foram entregues em junho desse ano e já estão em operação.