Por Erich Saumeth
A Marinha da Colômbia (ARC) informou que no dia 10 de novembro, partiram para a Colômbia a partir de Alemanha, dois “novos” submarinos U206A, adquiridos em meados de 2012, em um acordo de compra assinado pelos Ministérios da Defesa de ambas as nações e avaliado em cerca de 110 milhões de euros. O acordo também incluiu a aquisição de sistemas de armas e torpedos (Atlas Electronik DM2A3).
serviço em que a força.
A este respeito, o ministro da Defesa colombiano, Luis Carlos Villegas, disse: “Com estas unidades o governo nacional através de nossa Marinha, continuará a atender à modernização e reforço das nossas forças, neste caso, aumentando nossos resultados já bem sucedidos contra o tráfico de drogas, as apreensões de drogas e outros crimes transnacionais que ocorrem em águas colombianas”.
Enquanto isso, o comandante da ARC, ViceAlmirante Leonardo Santamaria disse que o trabalho desenvolvido nos submarinos foram focados na adequação dos sistemas de engenharia, aquecimento e refrigeração e, graças a eles, “consolidaremos nossas operações de vigilância naval e patrulha das águas nacionais.”
Cabe destacar que os dois novos submarinos reforçarão a frota colombiana, que já possui dois outros submarinos do tipo U209, classe Pijao recentemente modernizado, aumentando assim as capacidades operacionais da ARC.
O U206A ter um comprimento de 49 metros de comprimento, uma largura de 4,5 metros e uma altura de 8,6 metros, deslocando 500 toneladas, com autonomia de 15 dias ou 4.5000 milhas e uma tripulação de 23 oficiais, sargentos e marinheiros.
Os submarinos deverão estar chegando em Cartagena de Indias, no dia 27 de novembro.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Infodefensa.com