Observadores do Brasil, Colômbia e México acompanham as manobras da OTAN na Espanha

juncture

Observadores do México, Colômbia, Brasil, Georgia, Tunísia, Sérvia e Suíça participaram das manobras na fase LIVEX do exercício Trident Juncture que a NATO/OTAN, desenvolve na Espanha, segundo informações do Ministério da Defesa espanhol.

O Ministério não entrou em detalhes sobre a presença desses observadores internacionais. Oexercíto e a Armada espanhola utilizaram nesta segunda fase, 8.000 soldados, 93 veículos blindados, 43 aeronaves, 23 tanques e 13 navios.

Com a presença de cerca de 20.000 soldados de diferentes nacionalidades, nesta fase sãoexecutadas operações em terra, mar e ar.

Segundo declaração do Ministério da Defesa,  o exercício estabelece um teatro de operações irreal em um lugar chamado Sorotan em um conflito entre países também fictícios na África.

Assim, a OTAN testa as operações de combate, o controle de território, a estabilização e resolução de crises humanitárias em oito bases espalhadas por todo o território espanhol.

Então,  Base Aérea de Zaragoza e o Centro de Treinamento de San Gregorio reuniu nestes dias helicópteros de ataque Apache, de transporte Chinook, e de evacuação Black Hawk e aeronaves tchecas Hércules e caças F-18 espanhóis.

O tenente-coronel Luc Gaudet, oficial de comunicação dessas manobras, explicou ontem à imprensa local que as armas que a NATO está utilizando, estão “dentro da lei”.

Gaudet queria silenciar as denúncias de movimentos anti-militaristas que expressaram preocupação com uma munição real usada, poderia ser radioativa ou contaminante.

FONTE: Sputniknews

Sair da versão mobile