— Nós cortamos o único caminho que o Irã poderia ter usado para construir uma bomba nuclear, disse Obama. Os EUA e o resto do mundo ficarão mais seguros.
O presidente também comemorou a libertação de presos americanos no Irã e disse que ter ele mesmo pressionado seu colega iraniano, Hassan Rouhani, pela ação.
— Quando os americanos estão livres e reunidos com suas famílias, isso é algo que todos podemos comemorar, disse. Nós conseguimos este avanço histórico por meio da diplomacia, sem recorrer a uma nova guerra no Oriente Médio.
Obama ainda ressaltou que permanecem as profundas diferenças entre EUA e o Irã, pouco depois do governo americano anunciar novas sanções contra o desenvolvimento de mísseis balísticos.
As restrições atingem cinco iranianos e uma rede de empresas com sede nos Emirados Árabes Unidos e na China por terem favorecido a entrega de peças para mísseis balísticos ao Irã dissimulando seu destino final através de uma rede de empresas de fachada. O Departamento do Tesouro afirmou que os iranianos e as empresas foram somados à lista negra.
FONTE: O Globo