Nas instalações do Serviço Industrial da Marinha – SIMA SA na Base Naval de Callao, foi realizada no dia 12 de julho, cerimônia para entrega de seis navios de patrulha costeira construídos nos estaleiros SIMA e para o batimento da quilha do novo navio Multipropósito “Makassar”a ser construído inteiramente com tecnologia peruana.
O acontecimento se iniciou com a chegada do presidente Ollanta Humala Tasso, acompanhado pelo ministro da Defesa, Pedro Cateriano Bellido e o comandante da Marinha, almirante Carlos Tejada Mera. Após a chegada do presidente, foi cantado o Hino Nacional do Peru.
Em seguida, Vigário Monsenhor William Inga Pereda, representando o Bispo Militar do Peru, abençoou os patrulhas: San Andrés, Parachique Catarindo, Malabrigo, Punta Pariñas e Penthouse, bem como os barcos de Prático com nomes: Grumete Aguilar e Grumete Mantilla.
Posteriormente, o Diretor Executivo de Serviços Industriais da Marinha, contra-almirante Victor Pomar Calderon eo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante Armando Brandon Zerga, assinaram a ata de entrega das referidas unidades navais.
Por sua parte, o presidente Ollanta Humala Tasso durante a visita aos patrulhas, reconheceu a alta qualidade da tecnologia com a qual eles foram projetados e construídos.
Estiveram presentes também altos funcionários civis e militares, oficiais, sargentos, pessoal civil que trabalha no SIMA Callao, e o embaixador da República da Coreia no Peru, Park Hee Kwon, que realizou a cerimônia de batimento de quilha do navio Multipropósito, destacando a capacidade estratégica de ajuda humanitária em casos de desastres naturais que o navio possuirá.
O ministro da Defesa, Pedro Cateriano Bellido descreveu o evento como “uma festa para a Marinha do Peru em apenas ver o trabalho que o esforço e dedicação dos trabalhadores da SIMA, que colocou o seu melhor , para cumprir o mandato recebido pelo governo, onde se juntou a co-produção e transferência de tecnologia entre a Marinha e o SIMA “.
O Comandante-Geral da Marinha, o almirante Carlos Tejada Mera, dirigiu algumas palavras significativas no qual ele agradeceu “o compromisso do Estado para capacitar a Marinha do Peru para cumprir o seu papel constitucional de forma tão eficiente como controle atividades navais no apoio a inundações costeiras e humanitárias “.
Do mesmo modo, explicou que “com o batimento da quilha começa a construção do maior navio de sua espécie, dado por um estaleiro da América Latina, que terá deslocamento a plena carga de 11.000 toneladas, com capacidade para 600 pessoas, transportando veículos e meios para apoiar a população costeira e de outras nações. “
Finalmente, o presidente Ollanta Humala Tasso disse que “o esforço feito pela Marinha, para fortalecer sua infra-estrutura e poder naval, é um reflexo de uma Marina moderna, eficiente e capaz”. Referindo-se a SIMA disse que, trabalhadores competitivos permitem dar valor a uma empresa pública que transcende as fronteiras nacionais “.
Ele agradeceu a presença do embaixador da República da Coréia do Sul irmã no Peru, o Park Hee Kwon, que através de seu governo torna os processos de co-produção, transferências tecnológicas capacitando o SIMA e a Marinha “.
Ele anunciou que “demos instruções para a realização de um plano de repotencialização do SIMA, onde o dinheiro será gasto para melhorar as condições de trabalho, infra-estrutura e treinamento de pessoal e desenvolver mais empregos na indústria.”
FONTE: Marinha do Peru
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval