Novos helicópteros darão mais poder ao porta aviões ‘Almirante Kuznetsov’

Porta aviões Kuznetsov
Porta aviões Kuznetsov

O porta-aviões russo Admiral Kuznetsov será capaz de transportar helicópteros de ataque Ka-52K Katran, o que irá permitir que o navio tenha algumas das funções da classe francesa de porta-helicópteros Mistral, que a França se recusou a entregar para a Rússia por razões políticas.

Especificamente, o Admiral Kuznetsov irá contribuir com a capacidade de operar em zonas costeiras para apoiar desembarques anfíbios, destruindo pequenas embarcações e eliminando a infra-estrutura costeira inimiga, relata o jornal ‘Izvestia’.

Além disso, os helicópteros vão melhorar muito a capacidade das operações de cobertura aérea, permitindo ao navio, fornecer suporte para as forças terrestres a uma distância de 200 quilômetros.

“O Kuznetsov pode levar até 30 helicópteros de ataque Ka-52K Katran, capacidade que não tem em outra marinha (SIC) no mundo”, disse o ex-chefe de abastecimento das Forças Armadas russas, Anatoly Sitnov.

A nova variante do “Alligator” Ka-52K, foi adaptada para decolar e operar nos porta-helicópteros da classe Mistral, dois dos quais a Rússia encomendou e pagou à França, mas nunca foram entregues à Rússia após o governo francês cancelar a operação. O Katran possui um sistema de dobragem de rotores e asas mais curtas.

Segundo os meios de comunicação, o porta-aviões Admiral Kuznetsov em breve estará na costa da Síria, onde servirá como base para a aviação de combate russa conta o Estado Islâmico no país, levando um agrupamento permanente da Marinha russa para o Mar Mediterrâneo.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: RT

Sair da versão mobile