Northrop Grumman Corporation (NOC) recebeu um contrato da US Navy,para dar suporte na integração de um veículo de superfície não-tripulados (USV) construído pela Northrop Grumman para o AQS-24A Side Look Sonar System para procurar minas de fundo remotamente.
O reacondicionamento do sonar para uso no USV, vai aproveitar as capacidades comprovadas de AQS-24A. O AQS-24A e seus antecessores, o AQS-24 e o AQS-14, são sistemas de busca utilizados pela Marinha para os últimos 28 anos, todos construídos pela Northrop Grumman, transportadas pelo ar. O AQS-24A é um sistema caça minas de alta velocidade, que é primariamente rebocado do helicóptero MH-53E, mas foi testado a partir de USVs desde 2002 pela Northrop Grumman. Com um histórico de confiabilidade e desempenho em todo o mundo, o sistema possui sonar side-scan de alta resolução que, detecta, localiza e classifica tanto minas inferiores quanto minas ancoradas em tempo real e com altas taxas de cobertura de área.
“Este é um grande passo em frente para aqueles que estiveram envolvidos em USVs e caça minas por tantos anos como o Naval Undersea Warfare Center and Northrop Grumman”, disse Tom Jones, vice-presidente da unidade Northrop Grumman’s Undersea Systems da Northrop Grumman. “Os resultados deste esforço podem ser aplicados a futuros programas USV, tanto na Marinha os EUA, bem como as marinhas de potenciais parceiros de coalizão, como a Austrália.” Em cooperação com a Marinha e parceiros industriais, a Northrop Grumman opera USVs em vários testes e exercícios que vão desde o controle remoto para operações autônomas.
O Naval Undersea Warfare Center, RI, Naval Surface Warfare Center (NSWC) em Panama City, Fla., NSWC Carderock Division em West Bethesda, Md., NSWC Combatant Craft Division em Norfolk, Va., e Northrop Grumman desenvolveram conjuntamente um USV de 11 metros que lançou, o sonar rebocado AQS-24A.
FONTE: NavyRecognition
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval