O embaixador da Rússia na Venezuela, Vladimir Zayemsky, divulgou que Moscou e Caracas ainda não começaram a conversar formalmente sobre a venda de 12 aviões de combate russos para o país sul-americano. O líder venezuelano, Nicolás Maduro, havia anunciado que deseja modernizar frota nacional de caças Sukhoi.
“Maduro confirmou a intenção de comprar 12 novos aviões de guerra, mas as negociações não chegaram a uma fase prática”, disse Zayemsky à RIA Novosti, acrescentando que ele não tinha detalhes sobre o preço do futuro negócio.
O chefe de Estado venezuelano disse em setembro que queria discutir a entrega de jatos Sukhoi Su-30 com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mas nenhuma medida foi tomada por Caracas em direção a um acordo.
No mês passado, o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino Lopez, relatou que o governo gastaria US$ 480 milhões na manutenção de seus caças Sukhoi. A cooperação militar da Rússia com os países latino-americanos, incluindo a Venezuela, aumentou em 2014 com vendas de armas de alta tecnologia e construção de instalações navais.
FONTE: Sputniknews