Navy SEALs poderá usar a tecnologia do Dive Deep de James Cameron

TAMPA, Flórida – O diretor de cinema James Cameron causou comoção em Março, pela forma como ele mergulhou com o Challenger Deep para a parte mais profunda do oceano, no que ele chamou de “torpedo verticais.” O veículo, que foi construído secretamente na Austrália, chamou a atenção dos Navy SEALs.

Demorou cerca de duas horas e meia para Cameron viajar a bordo do Challenger Deep até a Fossa das Marianas , situada a mais de 6 milhas abaixo da superfície do oceano. Demorou um pouco mais de uma hora para retornar a superfície. Ele é a primeira pessoa a tentar este tipo de viagem desde 1960, quando dois mergulhadores da Marinha visitaram o vale profundo do mar.

Ao contrário de outros veículos subaquáticos, o de  Cameron é vertical e se estende por cerca de 25 pés. Ele tinha o veículo desenhado com a intenção de usá-lo para investigação do oceano profundo, mas operadores especiais também poderiam usar algo assim tão bom, disse o almirante da Marinha, Sean A. Pybus, comandante do Naval Special Warfare Command.

“Isso é uma grande tecnologia”, disse ele na National Defense Industrial Association’s annual Special Operations Forces Industry Conference. .”E ele provavelmente não pagaria tanto quanto a Marinha iria cobrar-nos a construir essa coisa. Mas é verdadeiramente avançada e existem aplicações para operações especiais. ”


Pybus disse que os SEALs da Marinha tem que estar preparados para operar e se moverem em águas onde se tornará mais difícil de esconder. Ele chamou as indústrias para trazerem ideias sobre como operar um submarino num mar mais complicado e no ambiente do litoral.

“Espero que o ambiente submarino daqui a 10 anos não seja tão confuso como o nosso ambiente de aviação é hoje, com todos os tipos de sensores e de transporte e veículos autônomos”, disse Pybus.

“Pretendemos ter capacidade de ir lá. . . e ter o domínio la embaixo. ”

FONTE: National Defense

Sair da versão mobile