O protocolo de cooperação entre a Marinha e o COP, assinado em 11 de dezembro a bordo do navio da Marinha, prevê que o Navio Escola Sagres, embaixada itinerante do país, apoie “os atletas portugueses e todas as empresas nacionais interessadas, durante o período dos Jogos Olímpicos”.
“Pretende-se que este seja um espaço de promoção de Portugal, da língua portuguesa e da sua cultura, assim como uma plataforma de divulgação da excelência do tecido empresarial nacional, através da promoção das empresas e dos produtos nacionais. Desta forma, está prevista a realização diária de eventos, assim como a presença regular de atletas da Missão Olímpica Portuguesa para convívio com os visitantes da Casa de Portugal e simultaneamente para contatos entre eles e a comunicação social lusa que fará a cobertura mediática dos Jogos Olímpicos”, diz o comunicado.
Para o COP, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão “uma oportunidade única de promoção do país” e da língua portuguesa, “naquela que será a primeira edição de sempre de uns Jogos Olímpicos numa nação de língua oficial portuguesa”.
“É um grande prestígio para Portugal estarmos num país estrangeiro mas conseguirmos estar em território nacional quando a bordo do Navio escola Sagres. É importante o apoio do tecido empresarial a este projeto para que seja uma iniciativa de sucesso, que simbolize a união do Portugal Desportivo com o Portugal Econômico”, afirmou na ocasião o presidente do COP, José Manuel Constantino.
O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Luís Macieira Fragoso, expressou na ocasião a receptividade da Marinha ao projeto.
“Assim que o COP nos contactou começamos a trabalhar para viabilizar este projeto, procurando apoios que o concretizem. Esperamos no Brasil uma recepção entusiástica, pois sempre foi esse o acolhimento que o Navio encontrou sempre que esteve no Brasil. Estamos certos que teremos muitos visitantes, tanto portugueses, como brasileiros, como de outras nações”, afirmou.
O NRP Sagres estará no Rio de Janeiro entre 3 e 21 de agosto, estando prevista no seu trajeto paragens em Cabo Verde e nas cidades brasileiras de Recife e Salvador da Baía, antes da chegada à cidade-sede dos Jogos Olímpicos 2016.
O Navio escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo na altura sido batizado de Albert Leo Schlageter.
Foi o terceiro de uma série de quatro navios encomendados pela marinha alemã. O navio foi cedido à marinha do Brasil no final da II Guerra Mundial, em 1948, tendo sido adquirido pela Marinha Portuguesa em 1961 para substituir a antiga Sagres.
Foi precisamente no Rio de Janeiro, a 30 de janeiro de 1962, que decorreu a cerimônia oficial de entrega do navio à Marinha Portuguesa.
FONTE: Jornal Mundo Lusíada