O estaleiro Navantia assinou um acordo com o Serviços Industriais da Marinha – SIMA, estaleiro de propriedade da Marinha Peruana. O acordo representa um marco para o desenvolvimento de uma potencial cooperação entre Navantia e SIMA, que pretende abordar a renovação e modernização da frota da Marinha Peruana, a partir da experiência e capacidades de ambas as empresas.
Atualmente, o estaleiro Navantia, altamente técnico, e com uma forte especialização em sofisticadas embarcações, sistemas e gerenciamento de ciclo de vida pode permitir uma ampla cooperação apoiando as capacidades de crescimento, ganhos reconhecidos e forte apoio da Marinha Peruana.
Navantia pode fornecer referências metodológicas e experiências significativas nestas áreas, o que pode permitir o desafio de garantir a formação nacional, aliviando termos e investimentos e reduzindo os riscos. O acordo foi assinado pelo diretor do SIMA, o almirante Eduardo Novoa e o diretor Comercial da Navantia, Gonzalo Mateo-Guerrero, bem como o Diretor Comercial da área militar da Navantia, Sofia Honrubia.
A cerimônia também contou com a presença do Presidente da Navantia, José Manuel Revuelta. As áreas propostas de cooperação são muito diversas e o acordo está aberto à incorporação de novas áreas que sejam de interesse comum para as partes. Assim, a cooperação pode ser estendida para:
• Construção e desenvolvimento de design em engenharia naval;
• Modernização de navios de superfície;
• Avaliação do Ciclo de Vida de Suporte (LCA) de navios e sistemas, tanto civis como militares, em aspectos, tais como: Gestão e Engenharia de Suporte ACV, Implantação de manutenção, Gestão da cadeia de abastecimento e Capacitação e Simulação.
• Colaboração na concepção, desenvolvimento e integração de sistemas, complementares aos programas existentes no país e no qual a Navantia tem uma posição de liderança em áreas como:
– Sistema de plataforma de controle, Navegação e Comunicação Integrada. Gerenciamento e controle de armas, Suporte e integração de sistemas de combate e aplicações de Comando e Controle.
A Navantia já trabalha com a Marinha do Peru para o fornecimento de uma avançada “Plataforma de Sistema Integrado de Controle, Navegação e Comunicação” do navio União, lançado em dezembro de 2014, e que está na vanguarda da tecnologia naval. O acordo também facilita a consideração do SIMA como um parceiro estratégico para outras oportunidades de negócios Navantia em países estrangeiros.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: defensa.com