MSPO – Chile compra 6 helicópteros S-70i Black Hawk

s-70i

Por Tony Skinner

Chile tornou-se o sexto cliente para o S-70i Black Hawk construído na Polônia, com uma ordem de seis aeronaves, revelou a Sikorsky.

A Força Aérea do Chile (FACH) selecionou uma versão desarmada do S-70i com “várias características diferentes” para uma exigência de busca e salvamento, de acordo com Joe Palumbo, gerente de programa militar internacional da Sikorsky.

Falando na exposição MSPO em Kielce, Polônia, Palumbo disse que a partir de uma seleção de quatro OEMs, Sikorsky foi indicado juntamente com a Airbus Helicopters (com o H215) para o concurso.

“E no final que foram selecionadas seis aeronaves S-70i Black Hawk. Entrega será em 24 meses e serão produzidos na fábrica PZL Mielec, o que aumenta a produção PZL para seis clientes internacionais – meses atrás, vendeu outra aeronave para o primeiro-ministro turco – , então a demanda está começando a pegar de novo”, disse Palumbo.

Na verdade, a Força Aérea chilena se junta a Brunei, ao Exército colombiano, ao México, ao Ministério saudita do Interior e a Polícia Nacional turca como operadores do S-70i fabricado na Polônia. Atualmente a frota de asa rotativa da FACH consiste de aeronaves Bell UH-1 Hueys e 412S.

Embora grande parte do esforço de marketing da Sikorsky nos últimos meses tenha-se concentrado sobre a nova configuração armada do Black Hawk, que também assumiu um papel central na MSPO, Palumbo disse que o Chile foi atraído para a opção PZL Mielec, devido à velocidade da primeira entrega.

“Eles olharam para o FMS, analisaram essas coisas como todo mundo, eles estudaram as características dos várias aeronaves, fazendo a lição de casa, assim como qualquer outro cliente. O importante é a velocidade do contrato e cronograma de entrega através da venda comercial direta”, acrescentou.

“Alguns clientes gostam de lidar diretamente com os canais do FMS e alguns clientes  preferem lidar diretamente com a Sikorsky.

Mais de 1.000 helicópteros UH-60M / S-70i foram construídos até hoje, com cerca de 20% deles, indo para clientes internacionais, um ponto chave de como a Sikorsky olha para expandir ainda mais a sua base de operadores, observou Palumbo.

Certamente a decisão do Chile de optar para a aeronave teria sido fortemente influenciado pelo número de operadores em curso na região, bem como a sua própria experiência com o S-70A adquirido na década de 1990.

Embora muito semelhante à configuração em exposição no Show Aéreo Internacional de Farnborough, no Reino Unido, em julho, a aeronave no MSPO possui algumas inovações em destaque.

Elas incluem a adição de tanques de combustível internos e externos, de sistemas de combustível Robertson, ampliando a autonomia em 800 km, e uma metralhadora 12,7 milímetros FN Herstal RMP com um pod de foguetes 70 milímetros integrado contendo três foguetes.

Embora a empresa tenha começado a trabalhar na versão armada cerca de cinco anos atrás, o esforço ganhou um novo impulso recentemente com a decisão de um, ainda não revelado cliente, para a Sikorsky preparar uma configuração totalmente qualificada.

“Se os clientes exigem, a aeronave é qualificada para operar 16 mísseis Hellfire. Essa é a beleza sobre o Black Hawk, ele tem essa capacidade de expansão. Não só ele pode transportar armas diferentes, como nós podemos personalizá-lo, dependendo do que o cliente quer.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: SHEPHARD

Sair da versão mobile