Motor a jato – A solução russa para limpar o convoo do ‘Admiral Kuznetzov’

fod jato

Por Tyler Rogoway

Foreign Object Debris(ou FOD) é um problema enorme em porta-aviões. Um botão metálico de uma camisa ou uma única porca pode destruir um motor de milhões de dólares e colocar em risco a vida de uma tripulação. A solução americana? Inspeção visual caminhando pelo convoo e vassoura. A solução da russa? Um motor a jato de um velho MiG-15, com um difusor plano, e prendê-lo a um trator.

Eu duvido que tal engenhoca possa se comparar com uma boa caminhada atrás de FOD, onde a equipe de convés do porta aviões e outras mãos disponíveis, vasculham o convés de voo, um passo de cada vez (acima), ou os pequenos carrinhos de varredores que a US Navy utiliza (abaixo), mas certamente parece uma boa ideia apesar de ainda ser uma novidade!

O motor mostrado nas fotos – levado a bordo do porta-aviões russo Admiral Kuznetsov – parece ser um Klimov VK-1, que na verdade é uma imitação do motor Rolls Royce Nene. O Nene foi usado em muitas aplicações de jatos precoce, tanto na Grã-Bretanha e na América do Norte. Deste lado do mundo, o Nene foi fabricado sob licença, construído pela Pratt & Whitney e nomeado J42. Cópias deste motor ainda estão voando em warbirds e até mesmo em um pequeno punhado de forças aéreas que ainda voam o MiG-15, ou seja, a Coreia do Norte.

TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE:foxtrotalpha

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