A Força Aérea Indiana (IAF) e o fabricante de aviões Sukhoi concordaram em desenvolver um caça de quinta geração (FGFA) indo-russo. Negociadores no mês passado decidiram o custo do investimento de US $ 4 bilhões para cada país.
O acordo abre a perspectiva de produzir 250 FGFAs para substituir o caça Sukhoi-30MKI, de acordo com fonte no Ministério da Defesa da Índia como citado pelo Business Standard.
O negócio está projetado para custar para cada país US$ 6 bilhões, ajustados pela inflação. Da Índia, a estatal Hindustan Aeronautics e pela Rússia a Sukhoi, concordaram em reduzir os custos em 40% para US$ 4 bilhões por mais de sete anos.
Os países vão investir US $ 1 bilhão no primeiro ano e mais US $ 500 milhões em cada um dos seis anos seguintes.
Nesse meio tempo, a Índia está negociando com a França a compra de 36 caças Rafale por um preço ainda a ser divulgado. O presidente francês, François Hollande chega a Nova Déli na segunda-feira para resolver os detalhes financeiros.
No entanto, com o acordo alcançado entre a Índia e a Rússia e custo astronômico projetado para o Rafale, o foco poderia voltar para o caça indo-russo, de acordo com o porta-voz do Ministério da Defesa da Índia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT