Um avião com uma asa “morphing” pode mudar sua forma geométrica durante o vôo e otimizar seu desempenho com base em requisitos de missão. Este sistema é completamente diferente dos slats e dos ailerons articulados que executaram aquelas funções na maioria de aviões desde então.
Mas agora, graças a alguma “bruxaria” de alta tecnologia desenvolvida por engenheiros do MIT e da NASA, alguns aviões podem estar voltando às suas raízes, com um novo tipo de asa “morphing” dobrável.
A “pele” da asa também melhora o desempenho da estrutura. Ela é feito de tiras de material flexível sobrepostas, em camadas um pouco como penas ou escamas de peixe, permitindo que as peças se movam flexionando a asa, enquanto ainda fornece uma superfície externa lisa. Uma das grandes vantagens desse sistema é que, quando não é mais necessário, toda a estrutura pode ser desmontada em suas partes componentes, que podem então ser remontadas em algo completamente diferente. Da mesma forma, reparações poderão ser feitas simplesmente substituindo uma área de subunidades danificadas. “Um robô de inspeção poderia apenas encontrar onde a parte está danificada e substituí-lo, mantendo a aeronave 100% em todos os momentos”.
FONTE: Aviation Week