Recife – O Exército Brasileiro, por intermédio do Comando Militar do Nordeste (CMNE), reinaugurou, em comemoração aos 70 anos do início das operações da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na II Guerra Mundial, uma obra que estava esquecida.
A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, a Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB-PE) e a Associação dos Oficiais da Reserva R/2 do Exército (AORE/Recife), localizado no Parque 13 de maio, a maior área verde da região central do Recife, o Monumento aos Pernambucanos Mortos na Segunda Guerra Mundial foi erguido em 1971. Há muitos anos abandonada, a obra, que chama atenção pela beleza e imponência, era uma incógnita por quem passava pelo centro da cidade. O projeto de restauro foi uma idealização da ANVFEB-PE em 2011 e agora, nos 70 anos da FEB, tomou força e execução.
Revitalizado, o monumento ganhou uma grande lápide em granito com o nome dos 13 homenageados, novo revestimento e pintura, correntes de isolamento e uma sinalização turística e explicativa da Prefeitura (esta doada pelos Oficiais da Reserva R2 do Exército, por meio da AORE/Recife), escrita em português, inglês e braile, para que todos saibam do que se trata aquela escultura. Além de colocar a obra no roteiro turístico da cidade, o Projeto trouxe valorização merecida aos nossos Pracinhas.
A cerimônia de reinauguração ocorreu no dia 27 de setembro e foi presidida pelo Comandante Militar do Nordeste, General Manoel Luiz Narvaz Pafiadache; acompanhado pelo ex-Governador de Pernambuco, Dr Roberto Magalhães; e pelo Secretário de Segurança Urbana do Recife, Sr Murilo Cavalcanti.
FONTE: EB