O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou quinta-feira um contrato para dois novos Navios de Patrulha Oceânicos para a Marinha Real, no valor de £ 278m com estaleiro BAE Systems.
As duas novas embarcações receberão os nomes de HMS Tamar e HMS Spey. Os trabalhos de preparação já estavam em andamento e o Ministro das Aquisições Públicas da Defesa, Harriett Baldwin, anunciou o início oficial da produção, participando da cerimônia de corte de aço para o HMS Tamar no estaleiro Govan na Escócia.
O contrato com a BAE Systems vai equipar a frota com a última geração de OPVs da classe River da Marinha Real com três a cinco navios. Estes cinco navios começarão a entrar em serviço em 2018, em apoio à missão da Marinha Real para proteger os interesses nacionais em seu território, e em todo o mundo.
De acordo com o Ministério da Defesa, o contrato inclui a dos dois OPVs bem como suporte para todos os cinco novos navios.
“Este contrato vai entregar dois modernos OPVs para a Marinha Real e salvaguardar as habilidades de construção naval vitais e centenas de empregos na Escócia”, disse Baldwin.
“Protegido por um orçamento de defesa aumentando, o programa OPV é uma parte importante do plano de £ 178 bilhões do governo para garantir as nossas forças armadas têm o equipamento de que necessitam.”
Os HMS Tamar e HMS Spey serão fabricados no estaleiro Govan antes de serem enviados para Scotstoun a ser equipado. Eles estão programados para serem entregues em 2019.
Como os outros navios da sua classe, os HMS Tamar e HMS Spey irão realizar operações anti-terrorismo, anti-pirataria, anti-contrabando e operações de defesa marítima, sendo equipados com um canhão de 30 mm e um convés de vôo capaz de receber uma helicóptero Merlin.
Deslocando cerca de 2.000 toneladas, e uma velocidade máxima de 24 nós, esses navios são capazes de navegar 5.500 milhas náuticas antes de ter que reabastecer.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Navaltoday