Míssil Harpoon liberado para o Brasil

harpoon

WASHINGTON – O Departamento de Estado aprovou uma possível venda, ao Brasil de mísseis AGM-84L Harpoon Block II, equipamentos associados, peças, treinamento e apoio logístico com um custo estimado de US$ 169 milhões, através do Foreign Militar Sales. A Agência de Cooperação de Segurança de Defesa entregou a certificação exigida, para notificar o Congresso desta possível venda em 6 de maio de 2014.

O Governo do Brasil solicitou ao governos dos Estados Unidos, uma possível venda de 16 mísseis AGM-84L Harpoon Block II, sendo 4 CATM-84L Harpoon Block II Captive Air Training Missiles, recipientes, peças de reposição e reparação, apoio e equipamentos de teste, publicações e documentação técnica, treinamento de pessoal e equipamento de treino, serviços de apoio a assistência, engenharia e logística técnica e outros elementos relacionados de apoio logístico.

A venda proposta contribuirá para a política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança do Brasil, que tem sido, e continua a ser, uma força importante para a estabilidade regional eo progresso econômico na América do Sul.

A Força Aérea Brasileira (BRAF) está em processo de modernização e atualização de sua capacidade de guerra anti-superfície em suas aeronaves P-3AM. A modernização vai aumentar a capacidade de seus P-3 no esforço em conter o crime organizado transnacional, a segurança das fronteiras marítima e proteção dos ativos off-shore (pesca, infra-estrutura de energia, etc.)

A proposta de venda deste equipamento e apoio não vai alterar o equilíbrio militar básico na região.

Os contratantes principais serão a Boeing em St. Louis, Missouri, e Delex Systems Incorporated em Viena, Virginia. Não existem acordos de compensação conhecidas nas propostas com relação a esta potencial venda.

A implementação desta proposta de venda não exigirá a atribuição adicional qualquer por parte do Governo dos EUA ou representantes do contratante para o Brasil.

Não haverá impacto negativo sobre a prontidão de defesa dos EUA, como resultado desta proposta de venda.

Este aviso de uma possível venda é exigido por lei e não significa que a venda foi concluída.

FONTE: Defense Security Cooperation Agency

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

COLABOROU: Justin Case

Sair da versão mobile