As entregas do primeiro lote do míssil de 5ª geração A-Darter ocorrerão em fevereiro de 2016. O A-Darter é um míssil de 5ª geração de curto alcance ar-ar e foi atingida a fase de industrialização e posterior produção, com as primeiras entregas previstas até fevereiro do próximo ano.
O relatório anual de 2014/15 da Armscor observa que apesar de um atraso total de aproximadamente seis meses durante a fase de desenvolvimento, este programa de desenvolvimento ambicioso, co-financiado pela Força Aérea Brasileira e da Força Aérea da África do Sul, está entregando bons resultados.
“Será entregue um míssil ar-ar que é funcionalmente comparável com os mísseis mais avançados desta natureza disponíveis no mundo. Apesar dos atrasos ocorridos durante a fase de desenvolvimento, a escala de tempo do programa ainda tem sido mais curta do que a de mísseis comparáveis desenvolvidos internacionalmente.
“O programa encontrou várias dificuldades em vários aspectos durante este período de desenvolvimento, mas estas dificuldades foram resolvidas com sucesso sem demoras significativas para o programa. Durante o ano passado, uma série de campanhas de voos de teste foram realizados que culminaram com a conclusão bem sucedida da campanha de ensaios em voo, levando ao fim da fase de desenvolvimento.
“Estes testes bem sucedidos essencialmente significaram a conclusão da fase de desenvolvimento do projeto. A seguir haverá virá a conclusão das revisões de projeto críticos do míssil completo e todos os seus subsistemas como um precursor para a qualificação final e realização da linha de base do produto (PBL).
“Na sequência das campanhas de testes em voo bem-sucedidas realizadas durante o ano passado, e mitigação suficiente da maioria dos riscos técnicos sobre o programa, um contrato para a industrialização e posterior produção de mísseis operacionais para o SAAF foi colocado com a indústria para a última parte do relatório período. A primeira entrega de mísseis para a SAAF é esperado para fevereiro de 2017. “
Durante o ano em análise também foi feita a integração do A-Darter com o capacete (HMC) para o treinador Hawker Mk120.
“Um estudo de viabilidade foi realizado para identificar e reduzir os principais riscos de integração, e concluiu-se que é viável integrar o míssil e um HMC para a aeronave Hawker, sem grandes riscos de desenvolvimento associados com o programa.”
Armscor prevê um contrato para a integração do míssil A-Darter na aeronave Hawker baseado na 85 Combat Flying School em Limpopo, sendo concluídos durante o exercício de 2015/16.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE:Defenceweb
NOTA DO EDITOR: Não ficou claro para nós se a data da entrega será em fevereiro de 2016 ou de 2017, pois no título e no início do texto a nota informa 2016 e depois quando se refere ao contrato com a SAAF, menciona 2017. Seria 2016 o ano de entrega para a FAB?