Mísseis sírios derrubaram avião russo em fogo cruzado

Moscou diz que seu avião foi pego em fogo cruzado sírio depois que os caças israelenses o usaram para cobertura durante os ataques na Síria.

Um avião militar russo foi derrubado por um míssil sírio sobre o Mar Mediterrâneo, matando todas as 15 pessoas a bordo, informou o Ministério da Defesa da Rússia.



Moscou culpou Israel pelo acidente, dizendo que o avião de reconhecimento foi pego no fogo cruzado quando quatro caças israelenses atacaram alvos no noroeste da Síria. “Os pilotos israelenses estavam usando o avião russo como escudo e o colocaram na linha de fogo da defesa síria”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, general Igor Konashenkov, em um comunicado divulgado na terça-feira.

A Rússia disse que faria uma “resposta apropriada” a Israel.

Os militares russos disseram que a aeronave de reconhecimento Il-20 foi atingida a 35 Km da costa Síria, enquanto retornava à sua base nas proximidades.

Durante vários anos, Israel e a Rússia mantiveram uma linha direta especial para impedir que suas forças aéreas entrassem em choque nos céus da Síria.

No momento em que o avião desapareceu, a cidade litorânea síria de Latakia – perto da base aérea russa de Khmeimim, à qual o Il-20 retornava, foi atacada por “mísseis inimigos”, e baterias de defesa antimísseis responderam, informou a mídia estatal síria. Os militares russos disseram que Israel não avisou sobre sua operação na província de Latakia até um minuto antes do ataque, e que não deu tempo suficiente do avião russo fugir.

FONTE: Al Jazeera



Sair da versão mobile