Ministro da Defesa do Japão expressa preocupação após relatório do acidente com V-22 Osprey

Por Seth Robson

O ministro da Defesa do Japão expressou preocupação sobre a segurança da aeronave de Tilt-rotor V-22 Osprey, depois de um relatório sobre a queda na Austrália, que matou três no verão passado.

Em um relatório datado de 21 de março, os investigadores disseram que o incidente de 5 de agosto de 2017 foi causado por um pouso duro (downwash) quando o Osprey do Esquadrão Tiltrotor do esquadrão 265 de Okinawa, tentou pousar no USS Green Bay (LPD 20).



“Há a necessidade de lidar com o assunto depois de obter as informações relevantes dos Estados Unidos”, disse Itsunori Onodera a repórteres na terça-feira, segundo o jornal Asahi.

O pouso foi tão pesado que o piloto não teve força suficiente para segurar a aeronave e colidiu com o navio antes de cair no mar, matando três pessoas e ferindo 23, de acordo com o relatório.

“A missão era complexa, desafiadora e incluía voar para dentro e para fora de uma área operacional altamente congestionada. A execução dessa missão exigiu um plano detalhado e um desempenho técnico superior”, escreveu o major-general Thomas Weidley, comandante da 1st Marine Aircraft Wing, em um endosso do relatório.

“Os fuzileiros navais que tripulavam o avião tinham capacidade para a missão, eram totalmente treinados e qualificados. O avião avariado estava em perfeitas condições de voo”, disse ele.

Os engenheiros da Naval Air Systems Command analisaram os efeitos da redução e a quantidade de energia que um Osprey precisa para pousar com segurança. Eles fizeram ajustes na quantidade de peso que um Osprey pode carregar quando se aproxima de um navio no mar para se certificar de que tem energia suficiente para pousar, informou o Instituto Naval dos EUA na segunda-feira.

Vinte e quatro MV-22B Ospreys voam na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Futenma, Okinawa, e cinco CV-22 Ospreys – parte de um esquadrão que vai crescer para 10 aeronaves – começaram a operar a partir da Base Aérea de Yokota, no oeste de Tóquio no mês passado.

As Forças de Autodefesa do Japão planejam adquirir 17 de seus próprios Ospreys neste ano fiscal. Os manifestantes questionaram a segurança da aeronave, que é capaz de decolar como helicóptero, e então inclinar seus rotores para voar longas distâncias como aviões de asa fixa.

As Autoridades culparam o pouso em dezembro de 2016 de um Osprey baseado em Futenma, Okinawa, por causa do clima e do erro humano.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: Star and Stripes



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