O exército russo está sendo equipado com drones de fabricação nacional. Os drones poderão não só efetuar vigilância, como realizar missões de ataque a alvos inimigos. Em 2014 nos destacamentos de reconhecimento do exército foi criada uma nova estrutura. A companhia de operadores de veículos aéreos não-tripulados (VANT).
Neste momento os militares da companhia, com base na Sibéria Ocidental, estão treinando na prática os conhecimentos teóricos obtidos nas unidades de formação.
Os drones táticos russos da série Granat, são transportados em pequenas malas. O corpo do aparelho é de kevlar e está coberto com uma resina epóxi, não sendo detectado por radares. O motor é elétrico e produz tão pouco ruído que praticamente não se ouve o drone voando. Mas o principal nesse aparelho é o seu equipamento especial. Ele é tão complexo e caro, que essa pequena aeronave custa o mesmo que cerca de 50 automóveis médios.
O raio de ação do aparelho é de quase 10 quilômetros e sua autonomia de voo é de uma hora. Ele pode decolar se necessário, tanto com temperaturas de -30 °C como de +40 °C. Em meia hora de trabalho esses pequenos drones podem recolher na retaguarda inimiga mais informações que um pelotão de reconhecimento durante um dia inteiro, diz o comandante da companhia de operadores de VANT, Dmitri Ivanov:
“Eles possuem muito mais capacidades do que se julgava. Estes aparelhos se justificam a 100%. Nós estamos descobrindo as enormes potencialidades dessas aeronaves.”
O drone é lançado de qualquer lugar, não necessitando de pista de decolagem. Esse aviãozinho é quase impossível de detectar com binóculos ou com o visor de uma câmera. Ele parece uma pequena ave no limite da visibilidade do olho humano. Normalmente, o inimigo nem suspeita que está sendo observado.
Atualmente a companhia de operadores de drones está equipada com três modelos diferentes, mas em breve o exército russo deverá receber sistemas novos e mais desenvolvidos. Esses já serão equipados com motores de combustão interna. Esses drones mais potentes poderão transportar diferentes tipos de armas. Assim, o inimigo poderá ser não só detectado, mas também neutralizado.
FONTE: VR