Na terça-feira (1º de outubro de 2024), Mark Rutte tomou posse como Secretário-Geral da OTAN. Ele foi recebido na Sede da OTAN em Bruxelas pelo Secretário-Geral Jens Stoltenberg, cujo mandato termina após dez anos.
Jens Stoltenberg e Mark Rutte
Em uma sessão especial do Conselho do Atlântico Norte, Stoltenberg entregou formalmente o comando ao Secretário-Geral Mark Rutte. “É uma grande honra estar aqui e assumir a posição de Secretário-Geral da OTAN”, disse Rutte antes de agradecer aos Aliados por confiarem a ele a responsabilidade de guiar a Aliança nos próximos anos.
O Secretário-Geral Rutte descreveu suas três prioridades para a Aliança. “A primeira é manter a OTAN forte e garantir que nossas defesas permaneçam eficazes e confiáveis, contra todas as ameaças. Minha segunda prioridade é aumentar nosso apoio à Ucrânia e trazê-la cada vez mais perto da OTAN, porque não pode haver segurança duradoura na Europa sem uma Ucrânia forte e independente. E a terceira prioridade é fortalecer nossas parcerias em um mundo mais interconectado.”
O Secretário-Geral também prestou homenagem ao seu antecessor, descrevendo seu mandato como “exemplar” e acrescentando que “hoje a OTAN é maior, mais forte e mais unida do que nunca, em grande parte devido à sua liderança”.
Em seus comentários de despedida, Stoltenberg elogiou o pragmatismo e as habilidades de construção de consenso de Rutte, ao mesmo tempo em que observou que “você não compromete nossos valores e princípios”. Ele também elogiou o “compromisso pessoal de seu sucessor com nosso vínculo transatlântico. E seu apoio inabalável à Ucrânia”.
A entrega foi marcada pela passagem cerimonial de um martelo histórico.
FONTE: OTAN