Por Millie Salkeld, Ellie Pilmoor e Ben Fishwick
Marinheiros do HMS Queen Elizabeth (R 08) foram presos na primeira viagem do navio de 3 bilhões de libras para os EUA. Pessoas em Jacksonville, Flórida, viram o pessoal da marinha britânica urinando em uma varanda de um pub, expulsos de bares, e um foi detido pela polícia usando um Taser.
Seis foram presos bêbados por desordem e um por transgressão em um pub, disseram fontes ao The News. Três dos seis também foram mantidos por resistência à prisão. O Departamento de Polícia de Jacksonville Beach confirmou que as prisões foram feitas, e estavam mantendo marinheiros detidos na tarde de sexta-feira. Gosport MP Caroline Dinenage disse na noite passada: “Este é um incidente infeliz e não é o padrão de comportamento que esperamos dos nossos marinheiros da Royal Navy.” Donos de bares não tinham sido avisados que o navio estava atracado em Mayport.
Uma conta no Twitter supostamente de um policial na Flórida, postou sobre a prisão dos marinheiros britânicos do navio de 65 mil toneladas. Os posts da noite de quarta-feira disseram: “Santo inferno Batman”. A Marinha Real tem um navio atracado na cidade e marinheiros britânicos estão fazendo o inferno nos bares do centro da cidade. “Do outro lado do oceano, parece que você não pode beber tanto em pubs como eu vejo nos filmes!”
No Facebook um DJ de boate local em Jacksonville Beach disse: “Eu vi em primeira mão. Foi horrível. Brigas em todos os lugares. Nas ruas, bares e até na garagem. Os policiais começaram a limpar as ruas às 1h30 da madrugada e enquanto estão fazendo isso outra briga começa entre 10 caras na frente do oficial.” Ele acrescentou: “Ontem à noite ( Quinta-feira) não foi tão ruim que eu acho que eles tiveram uma boa idéia do que aconteceria se eles continuassem.”
O porta aviões baseado em Portsmouth está no exterior antes de testar os jatos de combate F-35B Lightning. Dinenage insistiu que o incidente não deve “prejudicar” o esforço britânico no exterior para levar a capacidade do navio adiante
Ela acrescentou: “Mas não podemos deixar que isso atrapalhe o que será uma visita notável, vendo o primeiro pouso dos aviões F35 a bordo nas próximas semanas.”
A Marinha disse que seu pessoal estava ajudando a polícia dos EUA. Delphine Coles, 23, de Jacksonville, disse ao The News: “Meu amigo trabalha em um dos bares e disse que alguns deles estavam fazendo xixi no convés superior e foram expulsos. Outro amigo disse que um deles ficou confuso por mexer com um policial.” Outro tweet do policial da Flórida, que agora foi excluído, disse: “Um dos marinheiros que prendi ontem à noite ficava perguntando se a rainha sabia. Eu assegurei que sua majestade provavelmente não. Agora eu sei que o olhar idiota que eu recebi foi porque ele estava se referindo ao navio dele.”
O ex-almirante Lord West disse: “Você pode ter uma ou duas pessoas se comportando mal e isso certamente aconteceu nos meus primeiros 53 anos na marinha”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The News