Por Karen Carneti
A marinha dos Estados Unidos está testando um sistema de catapulta eletromagnética para aviões chamado Electromagnetic Aircraft Launch System (EMALS). Os testes são realizados dentro do USS Gerald R. Ford, um navio porta-aviões nuclear.
O sistema usa uma explosão de energia eletromagnética para lançar aviões de forma mais suave e eficiente do que as antigas catapultas a vapor, segundo o Geek. Os tamanhos dos porta-aviões variam de “grande” a “gigantesco”, de acordo com a longitude que os navios alcançam. No entanto, as pistas não são longas o suficiente para a maioria dos aviões gerar sustentação suficiente antes de irem em direção à água. Dessa forma, é necessário algo para colocar os aviões no ar um pouco mais rápido, mas as catapultas a vapor têm algumas desvantagens.
A catapulta a vapor ocupa muito espaço e pesa mais de 580 quilos. Estes sistemas demoram muito tempo para recarregar depois de cada lançamento, e o próprio lançamento é bastante abrupto, ainda de acordo com o site. Não existe aceleração suave com um pistão de vapor, o que resulta em aumento de desgaste no corpo da aeronave. Surpreendentemente, as catapultas a vapor também usam mais energia do que o sistema EMALS.
O sistema EMALS funciona por meio de uma corrente elétrica para gerar campos magnéticos que impulsionam um carro no trajeto construído na pista. Colocando um avião no lugar do carro, você tem uma catapulta eletromagnética. Um detalhe do sistema que vale ser destacado é que os operadores podem ajustar a velocidade de lançamento de acordo com o peso da aeronave.
A mudança para um motor linear eletromagnético permite aceleração suave, maior confiabilidade e design mais eficiente, segundo o Geek.
FONTE:Info.online