Por George Allison
O Canadá selecionou a fragata Type 26 como a opção preferida para ser o futuro navio de combate da Royal Canadian Navy.
Combatente de Superfície Canadense é o nome dado ao projeto de aquisição que substituirá os navios de guerra da classe Iroquois e Halifax com até 15 novos navios a partir do início dos anos 2020 como parte da Estratégia Nacional de Aquisição de Construção Naval. Os novos navios serão um pouco maiores do que a classe Halifax existente, e presumivelmente fornecerão capacidades amplas de defesa aérea, de guerra anti-submarino, bem como capacidade anti-navio.
As opções eram:
- Fragata Type 26 proposta pela Lockheed Martin Canada e pela BAE Systems;
- Projeto baseado em fragata da classe holandesa De Zeven Provinciën proposto pela Alion Canada e pelo Damen Group;
- Projeto de fragata espanhola F-105 oferecido pela Navantia
A equipe da BAE Type 26, conhecida localmente como “Equipe de Combate Naval do Canadá”, combina a Lockheed Martin Canadá com a BAE Systems – também estão envolvidos as empresas CAE, MDA, L3 e Ultra Electronics.
Segundo uma declaração oficial :
“O Governo do Canadá e a Irving Shipbuilding Inc. identificaram a Lockheed Martin Canada Inc. como proponente preferencial para fornecer a equipe de design e design para os futuros Combatentes de Superfície Canadenses da Royal Canadian Navy.
Embora isso represente um marco significativo no processo competitivo, mais trabalho é necessário antes de um contrato ser concedido. A Lockheed Martin Canada Inc. deve agora passar pelo “processo de due diligence”, que inclui:
- negociações com a empresa sobre direitos de propriedade intelectual;
- uma avaliação do desempenho dos sistemas de combate;
- uma avaliação da capacidade financeira da empresa para entregar o projeto, juntamente com a verificação de várias outras questões administrativas
Caso o concorrente preferido não cumpra com todos os requisitos de diligência devida à Royal Canadian Navy e à Irving Shipbuilding Inc., o próximo licitante conforme classificação mais alta se tornará o licitante preferido. O novo concorrente preferido terá que demonstrar com sucesso que cumpre todos os requisitos de due diligence.”
A assinatura do contrato é esperada para este inverno, com a construção começando no início dos anos 2020.
FONTE:UKDJ
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN