Apesar dos problemas com o financiamento do setor da defesa, o Comando da Marinha ainda pretende implementar programa de aquisição de 11 navios de superfície como parte do programa de modernização da frota.
O projeto «Construção do Núcleo do Poder Naval», prevê a compra de cinco fragatas de 6.000 ton, cinco navios de patrulha de 1.800 ton e um navio de apoio logístico de 24.000 ton.
Os estaleiros «Navantia», «BAe Systems», «Fincantieri», «ThyssenKrupp Marine Systems», «DCNS», «Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering» e «Damen Schelde Naval Shipbuilding» já apresentaram suas propostas de projeto. Sistemas avulsos de estaleiros chineses e americanos também participariam da competição.
No entanto, dadas as restrições financeiras, a decisão sobre a aplicação prática do programa PROSUPER em 2016 está descartada. Ao mesmo tempo, o Comando da Marinha está pronto para considerar propostas independentes e conjuntas para o fornecimento de cada lote.
Encabeçado pela Diretoria de Gestão de Projetos Estratégicos da Marinha (DGePEM), o projeto PROSUPER também inclui o programa de desenvolvimento da nova classe de corvetas «Tamandaré», o desenvolvimento de submarinos pelo PROSUB, de navios anfíbios pelo PRONANF, de navio aeródromo pelo PRONAE, além de navios de patrulha e da criação da Brigada Naval do Rio de Janeiro pelo PROBANF.
Devido à redução do financiamento, o Comando Naval canalizou recursos para os projetos mais importantes, incluindo suporte ao desenvolvimento e construção de quatro novas corvetas, a construção de submarinos diesel-elétricos da classe «Riachuelo», o desenvolvimento de um reator para submarinos nucleares, o projeto de vigilância marítima SisGAAz, além da manutenção de equipamentos e da infraestrutura existente.
O Brasil desenvolveu um plano de modernização da frota ambicioso, com objetivos estratégicos apropriados ao seu tamanho, mas os problemas econômicos provavelmente não lhe permitirão realizá-los no curto prazo.
Atualmente, apesar de contar com meios novos, a frota de superfície inteira da Marinha do Brasil consiste principalmente de plataformas de geração anterior que não cumprem mais os requisitos modernos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: www.armstrade.org