O contratorpedeiro de mísseis guiados Hefei, Type 052D, juntou-se à frota da PLA Navy esta semana.
A cerimônia de entrega do navio à Frota do Mar do Sul da China aconteceu no último sábado (12) em uma base naval em Sanya, na província insular de Hainan, segundo informou a Marinha chinesa em comunicado.
“Meus homens se familiarizaram com as armas e equipamentos avançados. Em um futuro próximo, vamos nos focar no treinamento, com o objetivo de tornar o navio totalmente operacional dentro de um curto período de tempo”, disse o Comandante Zhao Yanquan, capitão do Hefei, em entrevista ao jornal China Daily na segunda-feira (14).
O Hefei é, alegadamente, o destróier mais avançado já construído pela China até o momento. Equipado com uma série de sistemas tecnológicos de ponta, o navio tem baixa assinatura radar (medida de quanto um objeto reflete ondas de radar) e um moderníssimo sistema de antenas com agrupamento de fase, segundo relata o China Daily.
O primeiro contratorpedeiro chinês Type 052D, Kunming, ingressou na Marinha do país em março do ano passado, enquanto o segundo, Changsha, foi incorporado em agosto deste ano. No total, a China planeja construir pelo menos 10 navios desse tipo.
O 052D desloca cerca de 7.000 toneladas e é capaz de carregar uma vasta gama de armamentos, incluindo um sistema de artilharia de canhão único (130 mm), mísseis antiaéreos e mísseis de cruzeiro superfície-superfície.
A China também está desenvolvendo o contratorpedeiro Type 055, que tem um deslocamento total de cerca de 10.000 toneladas e poderá transportar mais de 100 mísseis, de acordo com Yin Zhuo, diretor do Comitê de Consulta de Especialistas da Marinha chinesa.
FONTE: Sputniknews