HMCS Algonquin, HMCS Preserver, HMCS Iroquois e HMCS Protecteur serão descomissionados.
A decisão da Real Marinha Canadense de aposentar quatro navios veteranos que estiveram em serviço por décadas, representa um passo dado para baixo no poder naval do país, diz o especialista em transporte marítimo e segurança, Ken Hansen, que é professor adjunto de ciência política na Universidade Dalhousie e pesquisador do Centro de Estudos de Política Externa.
Ele diz que está preocupado porque o governo está descomissionando esses navios, antes de repor outros no lugar.
“A Marinha está se tornando significativamente menos capaz hoje por causa dessa decisão. O futuro é um grande ponto de interrogação, porque os novos navios nem foram definidos ainda. Eles estão muito longe de serem entregues”, disse sexta-feira.
A medida também pode colocar empregos navais em risco.“Há uma grande redução na atividade naval pelo desmantelamento de navios”, disse ele. Aposentar os navios também vai mexer com a economia de nova Scotia, pois significa o fim do reabastecimento de combustível, manutenção e reparação dos navios, observa Hansen.
Os novos navios serão navios-patrulha para o Ártico – uma indicação de prioridades de Ottawa, ele diz: “O que isto diz para a Marinha, em geral, é que o governo tem uma prioridade e que a prioridade sempre foi o Ártico”, disse Hansen. Com o descomissionamento do HMCS Protecteur, que serviu como um navio de reabastecimento, observa Hansen, a Marinha agora tem apenas um navio tanque, que está em um “estado avançado de corrosão.”
Sem substituição de até 2019 ou mais tarde
O movimento vem sem nenhuma surpresa para qualquer um dos navios. O Protecteur já se esperava depois de um incêndio na sala de máquinas que deixou o navio à deriva fevereiro passado no Pacífico, tendo que ser rebocado de volta para Victoria vindo do Havaí. A substituição dos navios irmãos Protecteur e Preserver foram encomendados pelo governo federal há uma década, mas os seus substitutos não devem entrar em serviço antes de 2019, no mínimo.
Dois destróiers, Algonquin e Iroquois, ambos da classe Tribal, foram encomendados no início dos anos 70 e foram os maiores navios de combate do Canadá décadas atrás. A classe Tribal têm sido um pilar de contribuição do Canadá para a OTAN e foram enviados para vários pontos de conflito internacional. O quarto navio da classe, o HMCS Huron, foi aposentado em 2000 e afundado como alvo em 2007. O cronograma exato para a baixa e eliminação dos navios não é clara.
O governo federal anunciou uma nova classe de 15 navios para substituir as classes Tribal e Halifax no Canadá, mas não está claro quando o trabalho vai começar. Graham McBride, suboficial aposentado, serviu no Iroquois original (desativada em 1962) e no mais recente navio carregando o mesmo nome. “Quando eles chegaram, eram a palavra final sobre os navios de guerra”, disse McBride sexta-feira a partir do convés de HMCS Sackville, um navio museu em Halifax. “Terminei meu serviço no Protecteur, como timoneiro, e era um navio maravilhoso. Navios muito eficientes. Eles foram os petroleiros e navios de abastecimento para a frota no mar” disse McBride.
É o fim de uma era, como o que antes moderno, agora é ultrapassado. “É um pouco triste vê-los ir”, disse ele.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE:CBC