Mali recebeu 4 aeronaves A-29 Super Tucano

Por Erwan de Cherisey

A Força Aérea do Mali introduziu formalmente quatro aeronaves de ataque leve Embraer EMB 314 / A-29 Super Tucano durante uma cerimônia em que participou o presidente Ibrahim Boubacar Keïta, anunciada em 11 de julho.



A Embraer anunciou em julho de 2015 que o Mali havia encomendado seis Super Tucanos, mas uma fonte brasileira disse a Jane’s que os atrasos ocorreram devido a problemas financeiros e que o pedido foi reduzido para quatro aeronaves. A presidência do Mali disse que as aeronaves foram totalmente financiadas pelo país.

O programa de treinamento também foi atrasado por dificuldades em encontrar pilotos para treinamento de conversão no tipo, de acordo com a fonte brasileira. Fotografias divulgadas pela Presidência mostrou pelo menos nove pilotos da Força Aérea do Mali com trajes de vôo em pé na frente dos quatro aeronaves na Base Aérea 101, que fica ao lado do aeroporto internacional de Bamako.

Os Super Tucanos entregues ao Mali estão armados com metralhadoras de 12,7 mm e podem transportar lançadores de foguete de 70 mm e bombas de 250 kg. A presidência indicou que o Mali também adquiriu canhões de 20 mm para a aeronave.

Com esta entrega, Mali se junta a Angola, Burkina Faso e Mauritânia como operadores africanos do Super Tucano.

FONTE: Jane’s


Sair da versão mobile