Maior navio de guerra do Japão desde a 2ª Guerra Mundial inicia testes de mar

Izumo

O maior navio de guerra do Japão desde a Segunda Guerra Mundial, iniciou o seu primeiro conjunto de testes no mar na semana passada antes de poder entrar no Maritime Self Defense Force (JMSDF) da frota japonesa no próximo ano.

O JS Izumo (DDH-183) partiu da Baía de Tóquio em 23 de setembro como se vê como em um vídeo no YouTube. Esta primeira rodada de testes durará cerca de seis meses antes do comissionamento do próximo ano do navio, disse um oficial da JMSDF à Jane’s na segunda-feira.

O porta-helicópteros de 24.000 toneladas é o primeiro de dois navios planejados. O Izumo entrará na frota da JMSDF no próximo ano. O DDH-184, ainda sem nome definido, vai entrar na frota em 2017, de acordo com o Naval Institute’s Combat Fleet’s of the World.

O desenvolvimento desta classe de navios, fomentaram controvérsia regional desde o início formal do programa, em parte por causa de sua forte semelhança com os porta-aviões

“É um porta-aviões, e o Japão apenas o chamou de destroier porta helicóptero, para minimizar sua natureza agressiva”, disse Zhang Junshe com Estudos Militares Instituto de Pesquisa Naval do Exército de Libertação do Povo ao China Daily, no ano passado.

Para os vizinhos do Japão, até mesmo o nome Izumo é uma palavra carregada.

“O Izumo original, um cruzador que participou na Batalha de Tsushima, foi comprado com reparações da primeira Guerra Sino-Japonesa”, escreveu no USNI Notícias o colaborador Kyle Mizokami ano passado. “Há pouca dúvida de ambas as partes, especialmente os chineses, que estão cientes da linhagem.”

Embora tenha sido classificado pelo Japão como um navio para a guerra anti-submarina (ASW), ajuda humanitária e de desastres (HADR), suas características se assemelham mais com navios de guerra anfíbios da classe América da US Navy.

Izumo

O Izumo é grande o suficiente para operar com 14 helicópteros e tem capacidade para transportar 400 soldados. O Japão também poderia operar a aeronave tilt-rotor, V-22 Ospreydo. Os Ospreys são utilizados pelos fuzileiros navais dos EUA enviando tropas a partir do mar e foram testados com sucesso a bordo do DDH Hyuga em 2013.

É um porta-helicópteros, mas também pode acomodar o caça F-35 Lighting II (STOVL), mas o Japão tem dito publicamente que não tem intenções de operar caças nos navios.

O navio não está equipado com uma doca para implantar tropas via barcaças de desembarque.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Marinha Imperial Japonesa foi posta à pique e sua Constituição pacifista, permite o uso de força militar, somente ante uma ameaça direta ao país.

No entanto, no ano passado, do Japão, o primeiro-ministro Shinzo Abe deu um passo em direção a mudança, com o objetivo de ampliar o alcance da cooperação militar do Japão e sua capacidade de desenvolver sua indústria de exportação militar.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

FONTE: USNI

Sair da versão mobile