Por Gareth Jennings, London
A Leonardo anunciou em 13 de janeiro, que foi contratada para desenvolver um substituto para o helicóptero de ataque e reconhecimento armado A129 Mangusta para as forças armadas italianas.
O contrato de vários anos é para o estudo, desenvolvimento, industrialização, produção e teste de um protótipo com três protótipos no âmbito do programa NEES – New Exploration and Escort Helicopter do Exército Italiano.
De acordo com Leonardo, o Exército Italiano requer 48 helicópteros para substituir sua atual frota de A129 Mangusta que deverão ser aposentados em 2025.
Não foram divulgados mais detalhes sobre o novo programa de desenvolvimento do helicóptero no anúncio da empresa, exceto para dizer que que irá produzir “um produto ainda mais avançado tecnologicamente, com maior desempenho e menores custos operacionais, para atender às necessidades decorrentes na evolução cenários para os próximos 30 anos”.
O Exército Italiano recebeu seus 66 A129, designados EA-1, entre 1990 e 2004, com 49 atualmente em serviço. Os A129 passaram por uma série de upgrades durante esse tempo, e foi implantado operacionalmente em teatros como o Afeganistão.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: IHS Jane’s