O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, afirmou, durante a realização do recente teste de míssil balístico a partir de um submarino, que o seu país “segura fortemente nas mãos o território continental dos EUA e a zona de atividade operacional no oceano Pacífico”, informou a agência central de telégrafos da Coreia.
Kim Jong-un sublinhou que “a tecnologia de lançamento foi levada até à perfeição”. O líder norte-coreano também informou que a segurança dos sistemas de lançamento, a potência do motor de combustível sólido, a segurança dos sistemas de navegação e a precisão de destruição de alvos das ogivas “alcançaram completamente o nível operacional desejado”.
Na manhã de quarta-feira (24) a Coreia do Norte realizou mais um teste de míssil balístico. O míssil percorreu cerca de 500 km e penetrou 80 quilômetros na zona de identificação de defesa aérea do Japão.
Pyongyang declarou que a distância de voo foi deliberadamente corrigida devido ao ângulo elevado de lançamento e trajetória parabólica de voo para não causar danos aos países vizinhos.
O lançamento provocou forte repercussão na comunidade internacional. Os EUA condenam o teste e o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, declarou apoio à cooperação com China e Coreia do Sul para enfrentar a ameaça de Pyongyang.
FONTE:sputniknews.com