Em algumas das águas mais desafiadoras do mundo, no exercício “Black Carillon 2017”, a australiana JFD mostrou sua capacidade superior para salvar vidas em uma emergência submarina de profundidade. Como um parceiro de capacidade estratégica confiável e aprovado pela Royal Australian Navy (RAN), a JFD Australia realizou o exercício de segurança anual com o apoio de uma cadeia de suprimentos local robusta que ajudou a fornecer e instalar equipamentos críticos de resgate de submarinos para os dois navios participantes, MV BESANT e MV STOKER.
Lançando do convés do MV STOKER, o veículo de resgate LR5 da JFD com um piloto e dois tripulantes, o mini submarino foi enviado a profundidades de 400 metros para localizar o alvo subaquático e simular o “acasalamento” seguro para o resgate real de um submarino. Este é um exercício crucial, pois também serve para manter a certificação de terceiros do submersível garantindo que esteja pronto e adequado para o seu arriscado uso durante todo o ano.
“Este ano o LR5 encontrou algumas condições muito difíceis, o tempo estava se encerrando e nossa equipe de operações, engenheiros e técnicos realmente precisavam colocar seu conhecimento e experiência à prova”, disse o Gerente Geral, JFD Austrália, Toff Idrus. “Isso torna o sucesso desta operação ainda mais agradável e mostra que o serviço de resgate submarino rápido, seguro e comprovado que fornecemos à Marinha australiana durante a última década ainda é incomparável”.
A quinzena de exercícios incluiu também resgates simulados em águas superficiais de 136 metros, usando o submarino da RAN, HMAS WALLER. O LR5 foi anexado ou “acoplado” com a escotilha do submarino várias vezes, o que, em uma emergência real, resgataria a tripulação de um submarino com segurança do fundo do mar. “O exercício Black Carillon deste ano foi altamente bem-sucedido e demonstrou claramente que temos uma Suite de Resgate Submarino capaz e confiável, capaz de responder a uma emergência submarina”, disse o Comandante da Submarina da RAN, o Capitão Geoff Wadley.
A JFD Austrália também estará em breve entregando uma suíte de equipamentos hiperbáricos para o governo australiano, que oferecerá tratamento médico e de descompressão para até 65 sobreviventes com espaço para mais 14 operadores de câmara e pessoal médico, o que é mais uma evidência da capacidade e compromisso da JFD Australia com empregos locais e crescimento contínuo da força de trabalho local. “A JFD Austrália tem um sólido histórico em oferecer um sistema de resgate submarino completo do nosso centro avançado de manutenção e serviço no Lago Bibra, ao sul de Perth, que está em stand by em todos os momentos e pronto para responder dentro de até doze horas”, disse o Sr. Idrus.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: LogSub