WASHINGTON – O secretário de Defesa James N. Mattis reuniu-se hoje com os líderes da área de defesa do Brasil em Brasília para reafirmar a relação de defesa entre os Estados Unidos e o Brasil, disse a porta-voz do Pentágono Dana W. White.
Em uma declaração resumindo a reunião, White disse que o secretário se reuniu com o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, com o almirante Ademir Sobrinho, chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, e com os chefes de serviço brasileiros.
“Os líderes discutiram uma ampla gama de questões de defesa e a secretária agradeceu ao grupo pela liderança global de seu país na área de defesa”, disse White. Os líderes concordaram em continuar a reforçar a parceria estratégica EUA-Brasil, acrescentou, concentrando-se na interoperabilidade, expandindo as capacidades compartilhadas e reforçando a capacidade de responder rapidamente a uma variedade de desafios de segurança.
Valores comuns
“Eles concordaram com os valores comuns dos países dos princípios interamericanos de direitos humanos, o estado de direito e a paz são uma base sólida para uma parceria estratégica de longo prazo”, disse White.
Mattis está no Brasil na primeira parada de sua primeira visita à América do Sul desde que assumiu o cargo. Autoridades disseram que a viagem, na qual o secretário também visitará a Argentina, o Chile e a Colômbia, interpreta os fortes laços de defesa do departamento, que são críticos para um Hemisfério Ocidental colaborativo, próspero e seguro.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE E FOTOS: Depto. de Defesa dos EUA