ROMA – O primeiro caça F-35 montado fora os EUA saiu uma linha de montagem na Itália na quinta-feira, a Lockheed Martin informou em um comunicado.
A aeronave, designada AL-1, é a primeira de oito aeronaves que está sendo montada em Cameri Air Base, no norte da Itália. O AL-1 deverá voar pela primeira vez no final deste ano, disse a Lockheed Martin.
A Itália está montando seus caças F-35 em Cameri, atualmente com uma carteira de 90 aeronaves, e vai montar os F-35 holandeses também. A instalação também está sendo usada para construir conjuntos da asa sob contrato com a Lockheed Martin. A primeira seção da asa foi concluída e deverá ser enviado para a Lockheed emFort Worth, Texas, na linha de produção para a montagem final do F-35.
De propriedade do Ministério da Defesa italiano, Cameri é operado pela empresa italiana Alenia Aermacchi e Lockheed Martin, com 750 funcionários, em uma instalação de 101 hectares, que inclui 22 edifícios e mais de um milhão de m² de espaço de trabalho coberto.
Em dezembro passado, o local foi escolhido pelo DoD, para manutenção de estruturas do F-35 na Europa, reparo, revisão e atualização do centro, o que deve garantir trabalho para Cameri após os caças da Itália serem montados.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: DefenseNews