O sistema de mísseis complexo foi desenvolvido em conjunto pela Israel e os Estados Unidos durante dez anos. Ele foi projetado para derrubar mísseis balísticos intercontinentais fora da atmosfera e melhorar a capacidade de intercepção.
Quarta-feira Israel recebeu o seu primeiro sistema de defesa de mísseis Arrow 3, um ano depois de seu primeiro teste, de acordo com o Ministério da Defesa.
O ministério explicou que depois de anos de desenvolvimento e testes, o sistema está operacional. No entanto, ele reconheceu que ele vai continuar a ser objeto de revisões e melhorias.
“Estamos entrando em uma nova era, a era Arrow 3,” disse Moshe Patel , chefe do programa de defesa antimísseis de Israel, ao The Times of Israel.
“Hoje nós entregamos o primeiro sistema Arrow 3 à Força Aérea, com capacidades de intercepção muito mais elevadas, que podem ser feitos a uma distância muito maior do que qualquer coisa que temos agora,” acrescentou.
O Arrow 3, foi projetado em um programa conjunto entre Israel e os Estados Unidos, ele foi projetado para derrubar mísseis balísticos intercontinentais fora da atmosfera.
Este sistema complexo é considerado um dos mais avançados do mundo, e estava em desenvolvimento há quase uma década desde 2008.
O funcionário israelense explicou que o objetivo deste sistema de defesa é proteger Israel de “ataques a curto, médio e longa distância.” O Iron Dome, outro sistema de defesa de Israel”, é usado para abater mísseis de curto alcance a partir da Faixa de Gaza”, enquanto o David’s Sling é projetado para interceptar mísseis de médio alcance.
“Estou certo de que este sistema, junto com os outros que temos, nos dá recursos mais eficazes e significativos” , disse o brigadeiro-general Tzvika Haimovich, chefe do Exército Comando de Defesa Aérea.
FONTE: Infobae