A Boeing ganhou um contrato de US $ 135 milhões a adicionar o sistema de search and track infravermelho da Lockheed Martin (IRST) para a frota de F-18E/F Super Hornet da US Navy até 2015.
De acordo com a Lockheed Martin, o sistema de onda longa consegue detectar as ameaças no ar com 40 vezes mais precisão do que o radar em intervalos máximos de detecção, enquanto oferece um volume de digitalização comparável. O sensor será localizado na frente do tanque de combustível da linha central do Super Hornet, uma “localização com custo aceitável” de acordo com a Boeing. Esta instalação foi demonstrada pela primeira vez em uma aeronave Super Hornet de teste em NAS Patuxent River em 2009.
O IRST é uma versão atualizada do AAS-42, que foi utilizado pelo agora aposentado F-14D Tomcat. Por ser um sistema passivo, o IRSTS tem um lugar de destaque como parte do sistema de sensores de quarta geração em caças europeus e russos.
O IRST da Lockheed Martin faz parte do conjunto de sensores dos F-15K e F-15SG Eagles vendidos para a Coréia e Cingapura, e também está sendo adicionado aos F-15C Eagles da USAF. Para os potenciais clientes internacionais do F-18E/F, a Boeing está oferecendo uma versão do IRST montada no queixo do caça.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: AINonline