O Comandante da marinha iraniana, que está visitando a Rússia, anunciou um acordo para exercícios navais conjuntos entre as Forças iranianas e russas no Oceano Índico, no Mar da Arábia, no Estreito de Ormuz e o no Golfo Pérsico.
O Contra-Almirante Hossein Khanzadi expressou esperança de que os exercícios conjuntos terão lugar nos próximos meses, segundo a agência de notícias oficial do Irã, a IRNA.
Durante a visita de Khanzadi à Rússia, um acordo também foi assinado para a expansão da cooperação militar entre os dois países.
O Irã está envolvido em um confronto tenso com os Estados Unidos e Reino Unido na região do Golfo Pérsico e em assuntos relacionados ao seu programa nuclear.
Washington sancionou fortemente o Irã, incluindo as exportações do seu petróleo, que empurraram o Irã para uma situação econômica delicada.
Teerã decidiu desafiar, atirando em um drone dos EUA e apreendendo um petroleiro britânico.
Khanzadi também disse à Irna os que os acordos firmados com a Rússia são sem precedentes e também incluem pontos sobre cooperação no mar Cáspio.
Em face das ações do Irã, o Reino Unido solicitou que as marinhas européias unam forças para proteger o transporte na região do Golfo Pérsico.
Outros países europeus manifestaram apoio cauteloso à proposta.
O Irã chamou o plano de um movimento provocativo para ganhar controle das rotas de navegação. Enquanto isso, Irã e Rússia, pela primeira vez na história de suas relações, assinaram um acordo sobre cooperação em defesa marítima.
FONTE: IN